Começa a 60ª edição dos Jogos Infantis “Plínio Paganini”

Na última sexta-feira, 14, foi realizada a abertura da 60ª edição dos Jogos Infantis “Plínio Paganini”, no Ginásio Municipal “Dr. Mario Covas Junior”. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Valdir Gonzalez Paixão Júnior, dos vereadores Jamila Cury, Sargento Laudo, José Fernandes, além de pais dos alunos envolvidos na competição e representantes das escolas.

A abertura contou com a participação de Wanderlei da Silva Paganini, filho de Plínio Paganini, que idealizou e conduziu por muitos anos a então denominada “Olimpíada Infantil Plinio Paganini”.

Na abertura, as escolas participantes foram representadas com o desfile de seus atletas e em seguida o aluno Henry Camargo Pacheco dos Santos, da Escola Municipal Angelino de Oliveira, fez o Juramento do Atleta, que traduz a lealdade e o respeito aos competidores e regulamento. A condução da tocha olímpica ficou a cargo do atleta Ronaldo Chaves, que em 2018 sagrou-se campeão mundial Faixa Preta Master 3 Absoluto de Jiu-Jitsu.

Ao final da cerimônia foram realizadas duas partidas de Queimada entre as equipes Antenor Serra e Jonas Alves, no feminino, e Hernani Donato e Leonor B. Vizzenzotto, no masculino.

“Não há meio melhor para incluir o aluno na sociedade senão através do esporte. É na vida escolar que se aprende valores, como companheirismo e coletividade. Com esses valores que se formam um futuro cidadão”, afirmou o Secretário de Educação, Valdir Paixão.

Sobre os Jogos Infantis Plínio Paganini

Este ano a competição contou com a inscrição de aproximadamente 1,1 mil alunos de 23 escolas municipais e particulares. Os Jogos Infantis “Plínio Paganini”, categoria A, agregam alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 11 anos. As modalidades em disputa são: futsal, queimada, tênis de mesa e atletismo (masculino e feminino), xadrez, damas e cabo de guerra (misto).

Competição de Damas

Na manhã do sábado, 15, na Escola “Prof. José Antônio Sartori” foi realizada a disputa de Damas (misto), em que a Escola Angelino de Oliveira sagrou-se campeã.  Em segundo lugar ficou o Colégio Santa Marcelina e em terceiro Escola João Maria de Araújo Junior. A Escola de Tempo Integral Leonor Bicudo Vizzenzotto conseguiu a quarta colocação e também foi premiada com medalhas.