Superação: ‘Ex-gordos’, botucatuenses completam prova de ciclismo com mais de 600 km

Esportes
Superação: ‘Ex-gordos’, botucatuenses completam prova de ciclismo com mais de 600 km 05 junho 2017

 

‘Ex-gordos’, Pedro Paixão e Wesley Yong venceram o desafio de 600km

Os botucatuenses Wesley Young e Pedro Paixão participaram neste fim de semana do Audax Randonneurs São Paulo, uma prova ciclística de longa duração. A realização foi do Clube Audax com distancias de 200 km, 300 km, 400 km e 600 km.

As dificuldades foram imensas e os botucatuenses completaram o percurso de 600 km com mais de 7000 metros de elevação acumulada. A prova teve um total de 36 horas.

No sábado, dia 03, os ciclistas largaram às 4 horas, enfrentando temperaturas próximas de 4 graus em vários dispositivos GPS. A prova teve largada em Holambra, passando por diversas cidades, como Pirassununga, Mogi-Iguaçu, Brotas, Jaú, além de diversas rodovias pelo interior.

História de superação: De ‘ex-gordos’ a atletas

Foram 82 inscritos, sendo que apenas 52 concluíram dentro do prazo limite de 40 horas o Audax Randonneurs São Paulo, ou seja, apenas os mais fortes e preparados superaram o desafio. Wesley Young conta que foi preciso muito sacrifício para atingir esse patamar de competição. Ele explica que tudo começou com corridas pedestres.

Mapa da prova mostra cidades percorridas

“É uma história de superação de fato. Nós dois somos ex-gordos. Eu com 32 kg menos, pois cheguei a pesar 100 kg e o Pedro Paixão com 57 kg menos, pois pesava 130 kg. Após as grandes perdas iniciais de peso, conseguidas com mudança de hábitos alimentares e exercícios, nós começamos nas corridas de rua e nos tornamos adeptos dessa modalidade esportiva, chegamos até a concluir maratonas (42 km). O Pedro foi mais longe, pois realizou uma ultramaratona de 72 km. Como a corrida tem muito impacto e por consequência algumas lesões, resolvemos inserir as pedaladas nas planilhas de treino, para complemento das atividades de corrida. Acontece que acabamos descobrindo que gostamos demais do ciclismo também, pois agrega muito ao condicionamento físico. Todos os finais de semana nós pedalamos no mínimo 90 km para manter o condicionamento físico. Já faz 3 anos que pedalamos juntos”, disse Wesley.

Sobre o clube

O Audax Randonneurs São Paulo é um clube sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover e incentivar o ciclismo de longa distância, encorajando e aplaudindo os esforços daqueles ciclistas que desejam testar seus limites pessoais, combinando as demandas do ciclismo de longa distância com os prazeres do cicloturismo. Os botucatuenses que percorreram os 600 km no fim de semana são filiados ao Audax Club Parisien (ACP) e ao Randonneurs Brasil.

“Estamos habilitados a homologar os “Brevets Randonneurs Mondiaux” (BRM) nas distâncias de 200, 300, 400, 600 e 1.000km, brevets estes que qualificam o ciclista a participar de brevets de maiores distâncias ao redor do mundo. O mais famoso brevet acima dos 1.000km é o Paris-Brest-Paris, com 1230km e que ocorre a cada 4 anos na França”, explicou Wesley.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento