Dissertação de aluna de enfermagem da FMB é premiada em congresso

 

Uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Enfermagem – Mestrado Profissional – foi premiada no Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, realizado entre os dias 21 e 23 de junho, em Natal – Rio Grande do Norte.

O trabalho denominado “Validação de Conteúdo da Intervenção “Ensino: Pré-Operatório” da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC), para consulta de Enfermagem Pré-Operatória em Hemodinâmica” ficou com a terceira colocação, no tema livre oral, categoria enfermagem.

O projeto teve como foco a validação de conteúdo das intervenções de enfermagem “Ensino: Pré-operatório” e “Ensino: Procedimento/Tratamento”, da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC), para procedimento percutâneo em hemodinâmica, a partir da opinião de expertos na área de cardiologia e hemodinâmica. Os expertos julgaram 12 atividades de enfermagem como principais e 41 atividades como secundárias a estas intervenções.

“Os resultados subsidiaram a construção de um protocolo para a realização de consulta de enfermagem pré-operatória em hemodinâmica. Acredita-se que estes resultados estimulem ações autônomas do enfermeiro, garantam qualidade na assistência e favoreçam a segurança do paciente”, explica o professor Rodrigo Jensen, orientador do trabalho.

A dissertação é assinada por Vanessa Luciana Macedo com orientação do professor Rodrigo Jensen e foi apresentada no ano passado na FMB.