Curso de Enfermagem realiza atividades em comemoração aos 30 anos

O político e escritor britânico Benjamin Disraeli afirma que “ama-se mais o que se conquista com esforço”. A frase representa a trajetória do curso de graduação em enfermagem e a consolidação do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp). E isso pôde ser comprovado na sexta-feira, 6, durante as atividades de encerramento das comemorações do aniversário de 30 anos do Curso de Graduação em Enfermagem.

Os olhares e discursos daqueles que têm buscado unir esforços em benefício da área eram perceptíveis durante o lançamento da Pedra Fundamental da futura Faculdade de Enfermagem (novo prédio), o plantio de árvore e a cápsula do tempo, eventos que marcaram a manhã do dia 6 de dezembro.

“A importância está na possibilidade de ter uma área física condizente com a grandeza de tudo o que desenvolvemos na Universidade, no ensino, na pesquisa, na extensão e gestão universitária”, disse a chefe do Departamento de Enfermagem, professora titular Cristina Maria G. Lima Parada. A docente ressaltou o número de profissionais que o Departamento insere no mercado e na área acadêmica. “Esse prédio é também importante por contribuir com a construção da nossa identidade”.

O ex-deputado Milton Monti participou do evento pois ainda trabalha para consolidação do novo prédio do curso de enfermagem. O parlamentar lembrou de tratativas com dirigentes da Faculdade que já eram mantidas quando ele ainda dispunha do mandato político. “Nós estamos chegando no finalmente da primeira etapa para iniciar a construção”, disse. “Tenho certeza que esse prédio será importante para dar essa identidade”, finalizou.

A diretora da FMB, professora associada Maria Cristina Pereira Lima (Kika), disse estar “grata as parcerias” que têm viabilizado os projetos da Instituição. “Estamos todos vibrando na mesma sintonia”. A dirigente lembrou a importância da ação política para consolidação das iniciativas desenvolvidas durante a gestão e concluiu dizendo que “essa é a primeira pedra de muitas pedras que colocaremos umas sobre as outras para construção do prédio”.

Na parte da tarde, foi realizado o descerramento da placa comemorativa, o lançamento do e-book e uma homenagem aos professores aposentados. Representando o conselho de curso de graduação em enfermagem, a professora Marli Terezinha Cassamassimo Duarte fez um agradecimento a diretoria da Instituição, colegas de Departamento, servidores técnico-administrativos e todos os envolvidos com o desenvolvimento da enfermagem da FMB. “Esse é um curso que foi construído com o sonho de algumas pessoas”, lembrou a docente.

O encerramento das comemorações de 30 anos do Curso de Graduação em Enfermagem da FMB se deu por meio de um jantar de confraternização em um espaço de eventos situado no Jardim Bom Pastor.