Botucatu organiza atividades para a Semana da Água

 

A Secretaria do Verde de Botucatu organizou uma série de ações e atividades na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a missão de conscientizar o ser humano sobre a necessidade de preservar este importante recurso natural do planeta.

Na segunda (20), às 14 horas, será promovida uma Oficina de Sabão, no Rancho da Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais de Botucatu. Ela é voltada à comunidade de pescadores do Porto Said e demais interessados. O objetivo é promover a educação ambiental sobre o descarte correto do óleo de cozinha e ensinar sua reciclagem e possível comercialização.

Na terça (21), às 9 horas, está programado um plantio envolvendo alunos e funcionários da escola de Tempo Integral – Hernani Donato, no Residencial Cedro. Trata-se de uma ação intermunicipal entre Botucatu, Itatinga e Pardinho. No mesmo horário cada cidade irá promover plantios com a participação de crianças de suas redes pública municipal, dentro da Bacia do Rio Pardo, que abastece os três municípios. A iniciativa, em parceria com a Sabesp, ainda prevê palestra de educação ambiental sobre preservação e economia de água.

Na quarta (22), ao longo do dia, será feito um pedágio ambiental no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar e McDonald’s, também com foco na economia da água. Na ocasião serão distribuídas cartilhas e sacolinhas para o câmbio do carro. A ação ainda contará com a presença dos mascotes do Clubinho Sabesp.

Ainda no dia 22, às 19 horas, o Centro Receptivo do Parque Municipal, localizado no Jardim Paraíso, será palco do primeiro Encontro de Gestão das Águas – Compartilhando Experiências de Botucatu. Para participar é necessário fazer inscrição no site da Fepaf (Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais): www.fepaf.org.br.

Na quinta (23) será feita a distribuição, em espaços públicos da Cidade, de cartazes com dicas  do uso consciente da água no nosso dia a dia. A ação da Sabesp busca despertar nas pessoas a importância de ser um “Guardião das Águas”.

E na sexta (24) está marcada uma expedição na área de reflorestamento da Fazenda Monte Selvagem, no Vale do Aracatu, próximo à região do Comerciários, onde foi promovido uma reflorestamento com 20 mil mudas de árvores. Trata-se de uma atividade prática e complementar direcionada aos participantes do Encontro de Gestão das Águas.

 

Mais informações

Secretaria Municipal do Verde

Rua Lourenço Carmelo, 180 (Poupatempo Ambiental)

(14) 3882-1290

E-mail: meioambiente@botucatu.sp.gov.br