Instituto de Biociências abre chamada para formação de Orquestra

O Instituto de Biociências da Unesp Botucatu, com apoio de sua Fundação (Fundibio), está com inscrições abertas aos interessados em fazer parte da Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OFIBB). A iniciativa é gratuita e aberta a toda comunidade de Botucatu e região.

As inscrições podem ser feitas com preenchimento de um formulário eletrônico que pode ser encontrado na seção Fundibio, dentro no site do Instituto de Biociências [www.ibb.unesp.br].

Os interessados em participar do projeto devem possuir conhecimento teórico/prático, de nível básico ao avançado, em instrumentos de orquestra (cordas, sopro ou percussão). Além de possuir instrumento próprio.

A OFIBB contará com a regência da maestrina Renata Ortiz de Villate, regente titular da Orquestra Pró Cultura de Vinhedo e da Orquestra Jovem do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Os ensaios devem ter início neste próximo mês de outubro. Com encontros todas às segundas-feiras, das 17 às 19  horas, no “Espaço IB Eventos“, localizado no campus de Rubião Júnior. Os participantes selecionados do projeto serão certificados pela Comitê de Ação Cultural do Instituto de Biociências da UNESP (CAC/IB).

O objetivo principal é formar uma Orquestra permanente da instituição, focada em fortalecer os laços entre a Universidade e comunidade. Além disso, contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico de músicos de Botucatu e região.

“O projeto, a princípio, era para a formação de um grupo de cordas. Mas ele foi ganhando novos parceiros e decidimos que cabia algo maior, como uma Orquestra completa. Afinal, sabemos que Botucatu e região têm muitos talentos da música. Basta ter espaço e oportunidade para propagar esse tipo de cultura”, argumenta o Prof. Mário Neto, docente do IBB e diretor da Fundibio.

Parceiros interessados em contribuir com este e/ou outros projetos deverão entrar em contato com a Fundibio pelo (14) 3880-0858 e 3880-0860.