Poder Judiciário e Hospital das Clínicas anunciam Ambulatório que funcionará no Fórum de Botucatu

Fotos Acontece Botucatu 

Convênio assinado na tarde desta quinta-feira, dia 14

Foi apresentado no início da noite desta quinta-feira, dia 14, um convênio entre Tribunal de Justiça, através do Judiciário de Botucatu, Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Botucatu, para a instalação de um ambulatório nas dependências do Fórum de Botucatu. Esse convênio foi assinado há algumas semanas, inclusive homologado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Trata- se de um espaço para atender a chamada baixa complexidade, ou seja, casos não urgentes ou graves para quem estiver nas dependências do Poder Judiciário de Botucatu. O ambulatório de enfermagem será operado e custeado pelo Hospital das Clínicas de Botucatu, que colocará profissionais para atender a população.

Ambulatório funcionará a partir de julho

O ambulatório terá um atendimento jurisdicionado, ou seja, para funcionários forenses, advogados, pessoas envolvidas em audiências, como réus, partes de processo, testemunhas, entre outras. É comum os serviços de Saúde da Cidade se deslocarem até o Fórum para atender pessoas que necessitam, por várias questões, de um atendimento primário de pessoas envolvidas nos serviços forenses.

A cerimônia foi acompanhada por Juízes, Promotores, Advogados, diretores e representantes do HCFMB e FMB, além de funcionários do Poder Judiciário. Para assinar o convênio estavam os Professores André Balbi, Superintendente do HCFMB e Pasqual Barreti, Diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu.

O Diretor Presidente do Fórum de Botucatu, o Juiz Dr. Josias Martins de Almeida Junior ressaltou a importância desse projeto. Ele rotulou o ambulatório como mais uma conquista para a chamada comunidade forense.

“Estamos nesse corpo de Magistrados há quase uma década e posso dizer que Poder Judiciário em Botucatu está na vanguarda das conquistas. Podemos citar o novo Fórum, entre muitas outras melhorias. Mas esse fato que estamos vivenciando hoje é um projeto antigo. Por circunstâncias da vida, só agora foi possível implantá-lo. O Dr. André (Balbi) e o Dr. Pasqual (Barreti) tiverem essa sensibilidade de ver nossa necessidade. São problemas quase diários e não temos qualificação técnica para atendimento”, disse o Magistrado.

Dr. Josias: “Não há notícia de um ambulatório como esse no interior paulista”

O Juiz aproveitou para citar que essa parceria é pioneira no interior do estado de São Paulo.

“Só o fato de termos um ambulatório, é uma ação pioneira. Não há notícia de um ambulatório como esse no interior paulista. Vamos poder mostrar para as demais comarcas que com emprenho o interesse público é conquistado. Justiça e saúde estão andando de mãos dadas”, concluiu o Magistrado.

Também funcionará no Fórum de Botucatu outro sistema inovador no Judiciário. Hoje, alguns infratores com pendencias judiciais transacionam juridicamente pagando cestas básicas. Agora, neste ambulatório, poderão optar por doar sangue, oferecendo mais celeridade nos processos e abastecendo o Banco de Sangue do HCFMB, que sempre passa por dificuldades em seus estoques.

“Esta ação se torna um exemplo para o restante do estado. Teremos aqui um enfermeiro que sempre tem protagonismo no acolhimento médico. Esse profissional que fará a triagem para um atendimento mais complexo. Então eu digo que não há crises que possam dissolver novas parcerias, por isso a FMB apoia esse projeto”, disse Pasqual Barreti, Diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Esse atendimento no Fórum de Botucatu também servirá para desafogar em parte do atendimento no Hospital das Clínicas, afinal, toda ocorrência de baixa complexidade no Fórum de Botucatu é direcionada para o Hospital.

“Essa parceria vem dentro do que a gente imagina disso, ou seja, evitar que o paciente não precise do HCFMB para ser atendido. No HC vamos receber o paciente de urgência. Então com esse projeto posso afirmar que os nossos parceiros são também os que cercam a Saúde. Esse é um dia histórico, pois o Poder Judiciário vai conhecer nossa face. Agradeço a oportunidade”, expressou André Balbi, Superintendente do HCFMB.

O Ambulatório do Fórum de Botucatu funcionará em uma sala totalmente equipada localizada no primeiro andar do prédio localizado no Jardim Riviera e será voltado para o atendimento da comunidade forense. Os trabalhos para a transformação do espaço já tiverem início e a previsão é que ele comece a funcionar logo na primeira semana de julho.