Morre aos 93 anos o empresário botucatuense Gil de Araújo, do ‘Cine Nelli’

Cidade
Morre aos 93 anos o empresário botucatuense Gil de Araújo, do ‘Cine Nelli’ 28 dezembro 2021
ARQUIVO ACONTECE BOTUCATU

Faleceu nesta terça-feira, dia 28, o empresário Gilberto de Araújo, dono da empresa Cinematográfica Araújo. Ele tinha 93 anos e segundo um amigo da família relatou ao Acontece Botucatu, a morte foi por ‘causas naturais’.

Seo Gil, como era conhecido, foi figura emblemática na história da cinematografia brasileira. Sua empresa possui salas de cinema espalhadas por todo o país, em praticamente todos os estados brasileiros.

Em Botucatu, mantinha até este ano três salas no Boulevard, mas a pandemia fez a Cinematográfica Araújo desativar o local.

Apesar do investimento recente, foi por outro local que a empresa entrou para história de muitas gerações de botucatuenses. Seo Gil era dono do Cine Nelli, desativado em 2014, mas que por décadas foi o principal cinema de Botucatu.

“Desde que fechou o Nelli e começou o projeto do Boulevard, eu sempre tive em mente que queria entregar o melhor para minha cidade. É como se fosse uma dívida com a cidade que eu amo. Por isso, esse novo cinema está equipado com o que há de mais moderno. Em nenhuma das minhas salas espalhadas pelo país eu tenho algo parecido com o que será inaugurado em Botucatu”, disse Gilberto Araújo em entrevista exclusiva ao Acontece Botucatu em 2016.

A Cinematográfica Araújo mantém escritório em Botucatu e daqui são comandadas as ações de todos os empreendimentos. Aliás, Gilberto de Araújo fazia questão de comprar da cidade o material utilizado em suas salas, como foi o caso do Boulevard.

“O serviço de madeiramento, por exemplo, estamos fazendo tudo em uma marcenaria daqui. Tudo que posso fazer aqui, eu faço. Eu acho que é uma obrigação que eu tenho de dar essas salas e gerar empregos em Botucatu. Meu pai começou aqui, eu estou aqui e meu filho também. Repito que eu devia isso para a minha cidade”, finalizou ‘seo’ Gil em entrevista ao Acontece Botucatu na mesma reportagem em 2016.

O empresário será sepultado às 17h30 no Cemitério Portal das Cruzes.

Relembre abaixo a reportagem sobre a inauguração das salas do Boulevard em 2016

Em poucos dias Botucatu terá um dos melhores cinemas do país; o Acontece Botucatu foi conhecer as novas salas | Jornal Acontece Botucatu

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
FREIRE MOTOS
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO