Capela na serra de Botucatu será reformada em parceria público-privada

Cidade
Capela na serra de Botucatu será reformada em parceria público-privada 29 maio 2017

 

Localizada às margens da Rodovia Marechal Rondon, na serra de Botucatu [a mais de 800 metros do nível do mar], a 12 km do Centro da Cidade e com vista privilegiada da cuesta, a Capela de São Cristóvão agora será reformada. A iniciativa é fruto da parceria da Prefeitura de Botucatu e a empresa Masqueto & Masqueto.

Fundada em 1961, a capela recebeu o nome de São Cristóvão por ser o santo protetor dos viajantes e motoristas. Ela chegou a ser restaurada em 1995 e receber novos reparos em 2013, mas no ano passado foi alvo de um incêndio que destruiu parte do telhado. Com a estrutura também já comprometida, a parede do fundo do altar caiu após as últimas chuvas deste mês.

Júnior Masquetto, um dos proprietários da empresa, conta que seu pai costumava frequentar a capela todo ano porque é devoto de São Cristóvão. A intenção, segundo ele, é poder agilizar os trabalhos para que a reforma esteja concluída até julho, mês quando é celebrado o Dia de São Cristóvão.

“Quando pegou fogo, ano passado, nos prontificamos a fazer essa reforma. Estamos primeiro retirando os entulhos, porque é uma área de preservação ambiental. Mas nos próximos dias iremos começar a mexer na estrutura. A capela não é só minha ou da Prefeitura. É de todo mundo. Ela tem um valor histórico e sentimental pra gente”, afirma.

Para Augusto Tecchio, secretário-adjunto de Turismo de Botucatu, essa parceria público-privada é fundamental para casos como este. Segundo ele, tratativas também já foram iniciadas com o proprietário da área onde fica a capela para que futuramente seja construído um mirante natural. Apesar disso ainda não estar definido, ele acredita que a reforma seja o primeiro pontapé para a retomada do turismo no local.

“A capela está dentro de uma propriedade particular, mas ela é considerada um patrimônio público e do turismo de Botucatu. As pessoas visitam a igreja não apenas por serem devotas, mas também para apreciar a beleza natural do relevo da cuesta. A ideia de encontrar soluções iguais a esta parceria público-privada é fundamental para o desenvolvimento da Cidade, não só na área do turismo. Nossa ideia é contribuir da melhor maneira possível”, enfatiza. (Fotos Igor Medeiros/Prefeitura)

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento