Secretário diz que até 870 pessoas podem apresentar anticorpos para o coronavírus em Botucatu

A Prefeitura encerrou nesta sexta-feira, 15, o inquérito com testes rápidos para identificar pessoas que apresentam anticorpos para o coronavírus em Botucatu, ou seja, que já tiveram contato com o vírus em alguma oportunidade, mas sem apresentarem sintomas.

A informação foi dada na noite deste sábado, 16, pelo Secretário da Saúde de Botucatu, André Spadaro, durante o boletim coronavírus. Esse estudo é popularmente conhecido como imunidade de rebanho.

Foram 1,4 mil testes em pessoas escolhidas de forma aleatória em todas as regiões da cidade.  Do total, apenas 0,5% dos testes deram positivos para o novo coronavírus em algum momento.

O estudo completo ainda será divulgado, mas segundo o Secretário da Saúde, o resultado, tabulado com a população de aproximadamente 146 mil habitantes em Botucatu, indica que há uma estimativa de que pelo menos 732 a 870 pessoas já tenham se infectado pelo coronavírus no município e apresentam anticorpos.

“Isso significa que um em cada 200 habitantes estaria infectado pelo coronavírus. Se você considerar que a sensibilidade desse teste que foi empregado, ou seja, de 10 pessoas sabidamente positivas, 8 são detectadas, com sensibilidade de 80%, ou seja, esse número pode estar subestimado em 20%, o que significa que até 870 possam já estar infectadas em Botucatu e apresentarem anticorpos, com 1 infectado a cada 146 habitantes”, disse André Spadaro.

Veja o vídeo com a fala do Secretário

⚠ INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS⚠Confira a edição de hoje do boletim diário de informações sobre a situação do Coronavírus em Botucatu, além de orientações à população.#Coronavírus #Saúde #Botucatu

Posted by Jornal Acontece Botucatu on Saturday, May 16, 2020