UMA SEMANA MUITO ESPECIAL

 

Como aprecio relatar fatos agradáveis e prazerosos semanalmente, neste espaço a mim reservado, posso dizer que hoje me sinto satisfeito. Vivi uma semana muito especial, repleta de coisas boas. Nada menos do que três eventos, desses que, sem dúvida alguma, fazem a diferença na vida de muita gente, ocorreram aqui nesta terrinha de “Bons Ares”.

alemaoForam três festanças distintas, porém todas de suma importância. Primeiramente  foi a confraternização da diretoria da Associação dos Servidores da UNESP – ASU, que envolveu os aposentados dessa valorosa entidade classista, ocorrida na noite da sexta-feira (26/11), no belo espaço para eventos SABOR & MORDOMIA, no bairro Jardim Riviera; a outra, a 16ª Campanha dos Brinquedos, realizada na manhã anterior, nos estúdios da Rádio Municipalista e, por fim, a formatura do PROERD (um programa que mostra, em detalhes, aos jovens e adolescentes, os perigos que correm num possível envolvimento com as DROGAS), que premiou com um DIPLOMA, mais de mil e trezentas crianças do nosso ensino fundamental, somente neste ano, e que merece uma atenção especial, não só deste colunista, mas de toda a sociedade botucatuense. Este valoroso projeto merece destaque especial (e, se Deus quiser, na semana que vem priorizarei este tema). A formatura aconteceu no ginásio de Esportes da AAF – Associação Atlética Ferroviária.

Antes de “falar” dessas duas festanças, quero pedir desculpas a um IRMÃO CAMARADA (Élvio Tenore), aniversariante de um “time” de amigos que, no dia 19 de novembro, esboçou uma ação benevolente do mais alto nível, como parte dos festejos dos seus aniversários, por ter “pipocado” no relato que fiz sobre essa maravilha, na minha última coluna. Por um descuido imperdoável, consegui trocar o nome de um dos aniversariantes. Lamentavelmente citei o amigo Coronel Mário Coutinho Florenzano, quando na verdade quem estava “apagando velinhas” era o grande companheiro Élvio Tenore.  Eta “nóis”! Querido Élvio, entenda que essas são as consequências do “aprofundar” da idade, meu irmão!

Bão”, agora tenho que contar um pouco da 16ª Campanha dos Brinquedos. Foi um festão na “Rádio do Povo”! Como nos anos anteriores, durante todo o transcorrer do programa “A MARRETA”, na manhã da quinta-feira (25/11), nos estúdios dessa respeitável emissora, deparamo-nos com as mais variadas doações e, mais ainda, em nenhum instante faltou solidariedade e carinho por parte dos ouvintes; o que se ouviu de elogios dos participantes com essa iniciativa que já dura dezesseis anos, foi algo muito especial para todos nós que, ano após ano, tentamos fazer a nossa parte em prol do bem estar das nossas crianças.

Mesmo com a arrecadação não atingindo os objetivos costumeiros, podemos dizer que a campanha foi um sucesso, afinal, contamos com a participação de quase todos os nossos parceiros neste “abraço” que visa, unicamente, levar um brinquedo a uma criança que sequer ganharia um presentinho no dia de NATAL.

Modestamente quero cumprimentar os meus colegas de grupo (Celso Correa, Francisco Martins e José Augusto Celestrim Flores); os amigos todos da “Rádio do Povo”, muito especialmente os radialistas Vanderlei dos Santos, Neder Filho e o sonoplasta Renan Contessotti; alguns empresários “pioneiros” na execução desta tradicional ação de benevolência (Doutor Mário Colombeli – que, inclusive, bancou parte das despesas da festa de Natal que o pessoal da Oncologia Pediátrica fará acontecer dia 21 de dezembro, lá no Salão de festas “Panela de Barro”, para mais de trinta crianças pacientes; Nelson Lopes, o Nelsinho do Cartório; José Geraldo Batista, o Geraldinho da Transportadora AQUARIUNS; Beto Salomão; Mário Degan; Donizeti Manzini; Sidney Antonio da Silva, o Nei da Lotérica “Pé Quente”; Luciano Panhozi; Fernando Blasi; Paulinho Nogueira; Fernando Azanha; Fernando Borgato; Juvenal Benito; os colegas da diretoria da Ferroviária e da ASU e muitos outros) e um “montão” de ouvintes dessa respeitável emissora, que mesmo em meio a muitas dificuldades por que passa o nosso país, uniram-se a nós com o objetivo de agradar as nossas crianças.

Parabéns, queridos irmãos, pelo elo formado nesta corrente em mais um ano. Tenham certeza, não fossem vocês, certamente esta campanha, não teria alcançado esse resultado.

FESTA DOS APOSENTADOS DA ASU                                  

Não menos prazeroso foi participar da festa de fim de ano do DAP/ASU. Que encontro maravilhoso de cidadãos que construíram bonitas histórias dentro da Instituição UNESP! Foi bom demais me encontrar num momento bastante festivo com trabalhadores que ajudaram a nossa “Faculdade” (aquela maravilha denominada FCMBB) ganhar projeção nacional! Que alegria poder cumprimentar, um a um, todos aqueles colegas de trabalho com os quais, por muitos anos, dividi as dores e as alegrias num ambiente de trabalho que, infelizmente, nos dias atuais não existe mais! Enfim, que satisfação poder tomar umas “redondinhas” até altas horas da madrugada, num local que congregou tamanho saudosismo!

Acho que o amigo Djalma Santos Bovolenta iniciou bem o seu mandato como Presidente dessa associação de servidores que sempre cuidou (e muito bem) dos seus associados, afinal, nesta festança estavam todos aqueles sócios antigos, muitos deles fundadores da entidade. Que festança bonita! Teve distribuição de prêmios a perder de vista; um “arrasta-pé” de causar inveja, oferecido pela famosa Banda “FERRO VELHO” da cidade de Campinas e um jantar, maravilhosamente bem servido pelos colaboradores do amigo Samir Abdalla.

Enfim, mais uma vez os meus colegas unespianos da “velha guarda” foram contemplados com uma noite inesquecível. Parabéns diretores da ASU, por “juntarem” tantos ilustres integrantes do seu quadro associativo, num evento memorável como este.

Para finalizar este “causo” cumprimento de maneira bastante afetuosa um companheiro (mais que irmão) dessa mesma “velha guarda”,  com quem compartilhei um mútuo crescimento, por sinal fomos aprovados num concurso para trabalhar num supermercado da cidade, no final da década de 60, e depois iniciamos carreira na FCMBB, em 1968 e trabalhamos no mesmo departamento por longos anos; um mestre do linguajar português que me deu diretrizes para o meu vitorioso ingresso nessa gostosa especialidade que é contar “causos”, com quem “troquei muitas figurinhas” nesta festa encantadora: meu amigo Waldemar Pessoa da Cruz. Um forte e carinhoso abraço “Vardema”!

Também, de modo carinhoso abraço uma das maiores preciosidades da nossa hospitaleira e acolhedora Botucatu: a dupla sertaneja RAMIRO VIÓLA & PARDINI. Quis Deus que na noite do último sábado, eu fosse premiado com a possibilidade de ver num programa em rede nacional da TV CULTURA, a reprise da homenagem que a saudosa apresentadora Inezita Barroso, prestou à dupla campeã do Brasil, TONICO & TINOCO.

Simplesmente espetacular a participação da dupla botucatuense, sobretudo na homenagem que os meus conterrâneos prestaram a esses imortais da música caipira; aliás, a música DOIS ESTEIOS, de autoria do amigo Ramiro Viola, o filho do saudoso senhor Eduardo Vieira de Andrade, é coisa de cinema! Retrata com perfeição a trajetória desses “monstros” na música de viola. Parabéns meus irmãos. Vocês fazem por merecer todo esse sucesso que vêm conquistando.

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com