UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Uma história de sucesso. Assim foi denominado o vídeo apresentado no início da solenidade em comemoração aos cinco anos de existência da Guarda Municipal de Botucatu, realizada na noite da última segunda-feira, na Câmara Municipal.

Por se tratar de uma comemoração de suma importância para todos nós, botucatuenses, afinal, em meia década esta corporação é respeitada, amiga, acima de tudo, engajada na proteção aos cidadãos e que deu sua contribuição para que atingíssemos um objetivo jamais alcançado por qualquer município de nossa região, nos últimos tempos: ser uma cidade referência para se viver com segurança. A Casa de Leis botucatuense ficou toda tomada – inclusive, os organizadores desse “baita” evento tiveram que “correr” atrás de cadeiras (dezenas delas) para acomodar os convidados.
Foram mais de três horas de muita euforia, um congraçamento digno dos grandes eventos e, principalmente, de uma contagiante satisfação vivida por todos que fazem parte dessa respeitosa biografia de “gigantes” que lutam arduamente para proporcionar ? comunidade maior segurança e bem estar.

Muitas homenagens foram prestadas ao longo da noite naquele festivo encontro. Primeiramente, a tradicional execução do Hino Nacional Brasileiro. De cara, o patriotismo foi o tema de abertura da solenidade. Todos, em pé, cantaram a memorável música de Ozório Duque Estrada. Mais adiante, foram iniciadas as primeiras homenagens. Os GCMs (Guardas Civis Municipais), integrantes da 1ª Turma (todos, indistintamente) e algumas autoridades, entre elas, o Prefeito Municipal, João Cury Neto; o Digno Presidente da Câmara, Vereador Curumim; a Juíza de Direito, Doutora Adriana Toyano Fanton Furokawa; o Secretário de Governo, Doutor Adjair Campos e o grande comandante da Guarda Municipal, Paulo Renato da Silva, em meio a muitos aplausos, receberam a sua condecoração.

Outro momento festivo acabou reservado ao mais novo Inspetor da Corporação. O GCM Iwerton Felipe de Almeida acabou aclamado como o mais novo componente da Inspetoria da Corporação. Glórias também foram reservadas ao Inspetor de Tiros da Guarda, Marcelo Danfenback e ao representante da OAB, 25ª Subsecção de Botucatu da Ordem dos Advogados do Brasil, nosso amigo Doutor Laudemir Lopes Gaste. Outros três GCMs (José Adeilson da Silva, Robson Domingues Nobrega e Lucas Trombaco da Silva) foram agraciados com a Medalha Láurea de Mérito Pessoal 3º Grau.

Obviamente que a noite, pelo que prometia, ofereceria outras belas novidades. Não deu outra. Em meio a uma mistura de reconhecimento e profissionalismo, outros brilhantes profissionais acabaram lembrados pela cúpula da Secretaria de Segurança do Município. Nada menos do que o Delegado Seccional de Polícia, Doutor Antonio Soares da Costa Neto, o Delegado da DIG, Doutor Celso Olindo e o Capitão PM José Semensati Junior, foram reconhecidos como “parceiros” fundamentais no sucesso obtido pela GCM nos últimos anos. Claro que aquela “marca registrada” obtida no ano que passou (título de cidade com menor índice de violência) foi muito festejada.

“Bão”, aí vieram os discursos. O proferido pela digníssima Juíza de Direito Doutora Adriana Fanton, como não poderia ser diferente, foi de uma grandiosidade muito maior do que todos os lances desse momento festivo. A Meritíssima Juíza da 2ª Vara, com as suas palavras, com certeza, fortaleceu ainda mais, não só os anseios da Corporação em bem servir a população, mas, sobretudo, a parceria existente entre as polícias. Já, o pronunciamento sincero e envaidecido do Comandante dessa vitoriosa Corporação aniversariante, dispensa comentários. O Comandante Paulo Renato de Souza mostrou, entre outras coisas, que o grupo está preparado para continuar dando “conta do recado”, como se diz na gíria.

Por sua vez, o Doutor Adjair Campos, responsável pela Segurança do Município, não poupou elogios ? política implantada pelo prefeito “botucudo” João Cury Neto. Na sua visão, o arrojo do jovem alcaide fortaleceu a estrutura de atuação da sua pasta. Enalteceu ainda a conduta do ex-comandante da Guarda, Capitão Salvador José Teodoro e, por fim, valorizou a maneira com que o Comandante Paulo vem conduzindo a corporação.

O ilustre Delegado Seccional Doutor Antonio Soares foi o escolhido para falar em nome das autoridades homenageadas. Sempre polêmico, porém, muito firme nas suas explanações o querido Doutor “Marvadeza” parabenizou todos os integrantes da Guarda; mostrou dados sobre o período em que está ? frente da Seccional; falou com orgulho da parceria selada entre as forças que cuidam da segurança do município e finalizou dizendo que a participação da GCM tem contribuído demais no sucesso que a cidade vem conquistando.

Por fim, a platéia foi presenteada com um discurso de altíssimo nível do Prefeito João Cury Neto. Claro que o “menino” João, um exímio orador, não poderia deixar de elogiar as pessoas presentes, em especial, ? queles que contribuíram para que a GCM se transformasse nessa força que hoje é. Muito orgulhoso, por várias vezes, mencionou os diversos programas preventivos que são realizados pela GCM nas escolas. Mais adiante, com muita elegância, citou alguns pontos que levaram a corporação a alcançar todo esse sucesso e, principalmente, conquistar tamanha credibilidade.

Finalizando, pouco depois de se declarar amigo “para qualquer hora” do GCM Paulo Celso Marcioli que, infelizmente, sofreu na última semana, um tremendo amargor, com a perda de uma de uma filha de apenas 13 anos, fez questão de repudiar o slogan do “modelo” de gestão do governo passado “RESPEITO COM O DINHEIRO PÚBLICO”. O “menino” João se diz inimigo mortal do dinheiro. Com muita clareza, ele defende a transparência em tudo, no entanto, não abre mão da tese de que temos sim é que ter respeito com as pessoas, cuidar das pessoas. Na sua visão, o dinheiro vem num plano secundário.

Salve, salve, a mídia local. Fiquei muitíssimo honrado de poder participar de um evento dessa grandeza. Confesso que me senti mais orgulhoso ainda, quando ouvi os pronunciamentos de alguns dos participantes elogiando a conduta da imprensa botucatuense. Como é bom saber que “nóis” que fazemos parte dessa família (imprensa) somos lembrados porque prestamos um serviço de qualidade a todos os munícipes desta hospitaleira “Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas”.

Como em toda festividade (por mais simples que seja) o “peso” de quem a comanda, realmente faz a diferença; neste ato grandioso do Poder Público em homenagear ? atuação de uma das “meninas dos olhos” da cidade (a Guarda Municipal), nada foi diferente. O comandante do cerimonial, aliás, de maneira bastante competente, fez muito bem a sua parte. Com muito entusiasmo e uma tranquilidade invejável, conseguiu, não só abrilhantar a festa, mas, principalmente, reforçar as diretrizes que consolidam essa bela caminhada por onde trilha a nossa Guarda Municipal.

Parabéns, grande amigo e companheiro Carlinhos Pessoa, por tanto talento frente a um protocolo de suma importância, como foi a cerimônia de aniversário dos cinco anos da Guarda Municipal.

Com muita alegria e satisfação, aproveito o coro musical do vídeo apresentado – que contava com o “apoio” musical do Rei Roberto Carlos, interpretando a lindíssima música EMOÇÕES – para abraçar, carinhosamente, um grande amigo, Doutor Juan Carlos Lianos, médico responsável pelo setor de Transplante do HC da UNESP que, juntamente com o Doutor Leonardo Pelafsky, não só fizeram parte das filmagens que reconheciam o valor da atuação dos Guardas Civis Municipais, mas, como partes importantes na área da saúde e que “fazem a diferença”, dia após dia, no setor de transplantes do nosso Hospital das Clínicas.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com {/n}