UMA BELA QUADRA DE ESPORTES FOI ENTREGUE AOS MORADORES DO BAIRRO DA MINA

Numa bela manhã de domingo, em meio ? muita emoção, mais um bem público foi entregue ? população, no bairro da Mina: a bela quadra de esportes que eleva e homenageia o nome de um grande esportista e antigo morador dessa localidade, “Silvio Eduardo Severino”.

Na oportunidade, o Prefeito Municipal João Cury Neto, ao lado do seu vice, Professor Antonio Luiz Caldas Junior, do Presidente do Poder Legislativo Botucatuense, vereador Edinei Lázaro da Costa Carreira e de diversos dos seus assessores e secretários de governo, entre os quais, o amigo Professor Antonio Carlos Pereira, responsável maior por aquela entrega, foram recepcionados, com muito carinho, por um grande número de moradores e rancheiros daquele aconchegante lugarejo.

Como vem acontecendo desde o início da administração do menino João Cury, outro “baita” empreendimento se destina ? queles que buscam, na prática de esportes, uma qualidade de vida refinada. A quadra é simplesmente maravilhosa!

Muitos foram os oradores nessa solenidade; aliás, todos tentaram mostrar a importância daquela obra (uma quadra bonita, bem projetada e, o mais importante, dentro dos parâmetros oficiais de competições esportivas), além, é claro, da nobre homenagem prestada a um cidadão diferenciado que nos deixou precocemente, no entanto, outra vez, as palavras ditas pelo nosso alcaide, chamaram a atenção da nossa gente.

Com seu jeitão simples, porém, bastante objetivo e “pra” lá de verdadeiro, ele não só falou da importância da entrega daquele espaço de lazer, bem como, fortaleceu, ainda mais, o real sentido da homenagem prestada ao saudoso amigo Silvio e, por fim, não fugiu ? regra e aproveitou o encontro para abordar outros assuntos.

Com muita satisfação fiquei sabendo, entre outras coisas, que galerias pluviais (necessárias) serão construídas em muitos pontos da Mina, cujos recursos para a sua execução já estão provisionados e, que no próximo dia 22, o ilustríssimo senhor Governador do Estado, Doutor Geraldo Alckmin, virá a Botucatu entregar o novo Hospital Estadual. Bem lembrado por ele:
nossa cidade, há quase cinquenta anos não inaugura um novo hospital. O último foi o Hospital das Clínicas da UNESP em 1967. Fantástico, não?

Como “habitante” daquele “pedacinho de chão” (Mina) que, a cada dia que passa “acolhe” mais e mais pessoas do bem e, principalmente, por ouvir nas tradicionais “rodinhas de buteco” todo tipo de críticas sobre o cuidado dispensado pela municipalidade a “nóis” moradores (obviamente que em alguns casos, tratavam-se de situações que, de fato, mereciam uma atenção maior do Poder Público) faço questão de, em nome de muitos dos meus amigos rancheiros, dizer apenas algumas coisinhas para o nosso amigo Prefeito: querido João, precisamos ser visitados frequentemente pela sua valiosa Secretaria de Obras (afinal, os “home do contra tudo” esperam uma chuva forte acontecer para pegar pesado); encontre urgentemente, caminhos para a instalação da Rede Coletora de esgoto; melhore a entrada (depois da Portaria) do nosso bairro, talvez, construindo uma avenida e arborizando-a em todo o seu percurso; faça uma parceria do tamanho da sua administração com as forças de segurança do município, para dar fim ? carreira de meia dúzia de bandidos que insistem em “levar a vida” roubando moradias por lá e, por fim, uma bobagem: trocar todas as lixeiras que “abrigam” o lixo cotidiano já que elas foram instaladas há quase uma década e estão totalmente danificadas.

É “bão” demais poder ocupar espaço nesta coluna para agradecer, opinar, esclarecer e também “abraçar” alguém que faz por merecer nosso carinho e, mais ainda, nossa admiração. Hoje, prazerosamente, abraço um dos maiores, mais sérios e mais competentes componentes da classe política brasileira que, no último dia 11 recepcionou mais de oitocentos amigos, no badalado restaurante “Quinta do Marquês”, localizado ? s margens da Rodovia Castelo Branco, quando da comemoração dos seus cinquenta anos de uma vida bem vivida: meu inseparável amigo Deputado Estadual Doutor Fernando Capez.

Claro que também marquei presença por lá, sobretudo porque nos últimos anos, tenho sido atendido em todos os pedidos formulados, através das Casas de Apoio da FAMESP e, em muitos deles, quase imediatamente.

Meus amigos, que festa maravilhosa! Que beleza de surpresa foi ofertada a todos nós, seus amigos; até a dupla sertaneja Alan & Aladim marcou presença! Como é bom compartilhar o reconhecimento de alguém que “pulsa” servir, servir e servir! Enfim, como é “pra” lá de especial participar de uma comemoração na qual o homenageado é uma figura adorada por todos! Parabéns pelos seus cinquenta anos, amigo Doutor Capez!

Até como forma de fortalecer ainda mais o “Parabéns a Você” com ares corinthianos que cantamos ao ilustre Doutor Capez naquela recepção, quero também “abraçar” todos os componentes da “comitiva” dos amigos do Dr. Capez da cidade e região que lá estiveram: Doutor Emilio Carlos Curcelli, Capitão PM José Semensati Junior, Doutor Celso Olindo, Doutor Antonio Soares da Costa Neto, Tenente Coronel PM Renato Rezende, Fernando Borgato, Domingos Chavari Neto, Chico Martucci, Doutor José Silvio de Moura Campos, Doutor Dener Castaldi, Benedito Rocha (Prefeito de Pardinho), Romildo Perez, Sargento PM Brito, Tancler da APAPE, Paulinho Apolo (Prefeito de Itatinga), José “Pardal” Fognoli Neto, Gilberto Tobias Morato, o “boleiro” Gil (Prefeito de Anhembi), Coronel PM Moreli, Valmir Domingos (Prefeito de Itai), toda a equipe do menino Lucas Ferreira (uma das maiores promessas do mundo da música sertaneja), Deputado Federal Milton Casquel Monti e, outros que, infelizmente, não pude “trocar figurinhas” naquela festança, mas que também mereciam ser citados.

Acredite, meus amigos, mesmo em meio a muitos abraços recebidos ao longo da festa, o Doutor Capez juntamente com o mestre Emilio Curcelli conseguiram buscar energias para confirmar a estada do Doutor David Everson Uip, no próximo dia 13 de maio em Botucatu. Dá para acreditar? Na ocasião o ilustre Secretário de Estado da Saúde do Governo Geraldo Alckmin, além da visita, lançará a Pedra Fundamental do prédio que abrigará o Serviço de Verificação de Óbitos – SVO – da nossa região.

Essa iniciativa (outra conquista do nosso parlamentar) está orçado em mais de R$ 4 milhões e os recursos já estão ? disposição da Superintendência do HC.

Meu desfecho é mais uma vez em forma de um fraternal abraço, endereçado, exclusivamente, ao mais novo “CIDADÃO BOTUCATUENSE” da terrinha. Através de uma iniciativa do Vereador Valmir Reis, o meu amigo Padre Orestes Gomes Filho teve toda a sua trajetória reconhecida publicamente.

Por motivos alheios a minha vontade, não pude estar presente na solenidade de entrega deste título, ocorrida na noite da sexta-feira passada (11 de abril) na Câmara Municipal de Botucatu, entretanto, tive a honra de poder mostrar num vídeo, um pouquinho das muitas qualidades desse cidadão religioso que não hesita em “arregaçar as mangas” para tudo o que vai ao encontro do bem.

Soube que o auditório da nossa “Casa de Leis” estava totalmente ocupado por amigos e familiares desta grande figura. Também tomei conhecimento de que o jantar oferecido no salão de festas da Igreja Nossa Senhora Menina, lá na populosa Vila Maria, onde esse autêntico “padre festeiro” reza as suas missas, foi coisa de cinema.

Caro Padre Orestes, perdoe-me pela ausência. Parabéns pela honraria, o senhor faz por merecer todo tipo de reconhecimentos. “Nóis” que te admiramos, ficamos felizes e orgulhosos; com certeza, isso tudo é fruto das qualidades que a vida lhe proporcionou. Agora, fique tranquilo, não perderei outra oportunidade, especialmente, se ela estiver atrelada a um jantar desses que foi oferecido aos seus convidados.

Com muita tristeza presto a minha derradeira homenagem a um grande campeão mundial de Judô que, no último dia 11, nos deixou para ir morar ao lado do Senhor: meu particular amigo de longos anos e companheiro de diretoria lá na nossa querida Associação Atlética Ferroviária: Professor Matheus Sugizaki.

Lamentavelmente estava fora de Botucatu quando tomei conhecimento dessa fatalidade e não pude levar o meu último abraço a esse mito do esporte brasileiro.

Inesquecível e já saudoso mestre Matheus, que o nosso PAI, o contemple com todas as honras que um grande filho faz por merecer e que ELE também lhe proporcione espaço suficiente para continuar fazendo por aí, tudo o quê realizou com muita propriedade por aqui. Até qualquer dia grande companheiro!

Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com