Um Sorriso que já dura 11 anos

sorrisoMuito verdadeiro o dito popular: “Um sorriso pode durar apenas um instante, porém, na memória pode durar uma eternidade”.

“Ói nóis” aqui, lembrando de um dia do mês de novembro de 2000, quando junto de outras pessoas (Gerlene, Karina e Vanderlei Martins, Luiz Rogério Perez, José Adelino Filho, João Reche, Sueli Zanquita França, Bárbara Sebastiana Rocha, Doutora Solange Daher), componentes do Grupo de Amigos Voluntários, nos unimos para desenvolver um projeto que, sem dúvida alguma, agradaria muitas crianças carentes ? s vésperas do Natal. Naquele dia, montamos “barracas” em praça pública e em Supermercados para pedir a colaboração da população visando a compra de brinquedos.

Obviamente que não foi nada fácil angariar fundos para a aquisição de aproximadamente dois mil brinquedos (marca obtida na época) para presentear a gurizada, no entanto, o empenho de todos somado ? força divina que nos acompanha em todos os momentos da nossa vida, além de nos proporcionar essa agradável conquista, presenteou-nos com o fato dessa união de amigos ter se tornado uma tradição; ao longo dos anos seguintes, essa campanha conseguiu mobilizar inúmeros parceiros.

De lá para cá, com as graças Dele, sempre tivemos ao nosso lado, muita gente influente e com credibilidade suficiente para que nenhuma criança ficasse sem uma lembrancinha no tão sonhado Dia de Natal.

Com certeza, daquela 1ª “Campanha dos Brinquedos” muitos e muitos sorrisos estão impressos na nossa mente. A evidente alegria da meninada, em todos os lugares por onde passamos naquele ano, jamais sairá da nossa memória.

Chegamos então ? 11ª edição dessa autêntica festa popular que, hoje, se realiza através do rádio e que tem apoio irrestrito do jornal “Diário da Serra”, SABESP, OAB de Botucatu, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Na bela e totalmente ensolarada manhã da última quarta-feira (30/11), nos estúdios da sempre querida Rádio Municipalista, estivemos reunidos (muita gente mesmo) por pouco mais de três horas, chamando a cidade inteirinha para participar dessa grandiosa ação benevolente. Para a felicidade de todos, outra vez, todas as expectativas foram ultrapassadas. Ao final teve até o Hino da Vitória.

Em meio a um verdadeiro “arrastão” popular, os ouvintes do programa de maior audiência na cidade, “A Marreta”, ajudaram-nos a arrecadar recursos para a compra de quase 20 mil brinquedos. Nada menos do que 24 mil reais foram arrecadados. Que povo maravilhoso!

A festa foi muito bonita e comovente. Durante todo o período da programação tivemos a participação maciça dos ouvintes que, de maneira bastante emocionante, faziam suas doações e deixavam sua mensagem realçando o valor dessa ação de cidadania e solidariedade. Recebemos doações de todos os pontos da cidade e dos mais variados valores. Todas, de muita valia, porém, algumas, pelo jeito como chegavam até nós, pareciam ter um peso muito maior.

Foi prazeroso demais curtir um congraçamento “pra” lá de solidário com centenas de ouvintes dessa que é sem sombra de dúvidas a “Rádio do Povo”.

Enfim, outra vez tivemos a felicidade de ver um projeto do bem ser concluído de um modo muitíssimo especial e coroado de pleno êxito e, o mais importante, ter consolidado em mais uma oportunidade, a força do ato de darmos as mãos e caminharmos juntos.

Parabéns, queridos amigos: Vanderlei dos Santos, Vinicius dos Santos, Marcelo Gomes, Neder Filho, Professor Bahige Fadel, Capitão José Semensati Junior, Doutor Antonio Soares da Costa Neto, Celso Correa, José Augusto Celestrim Flores, Capitão Salvador Theodoro, José Francisco Ribeiro de Mello, Eliziane Caetano, Elaine Pagnim Augusto, Maria Cleide Barboza da Silva, Mário Carula, Wagner “Wawa” Rodrigues, Francisco “Cowboy” Guedes e Toninho Sanches, pela elegância em realizarem com sucesso, pelo 11º ano consecutivo, um evento dessa magnitude e, principalmente, por conseguirem se abraçar em prol de um único objetivo: agradar o maior número possível de crianças.

Aliás, como tentei mostrar no início deste texto, nada é mais especial do que o instante em que os nossos corações se encontram na força do sorriso de uma criança.

Em ritmo de “criança feliz” e ao lado de muitos brinquedos, envio o meu afetuoso abraço desta semana a um leitor especial dos meus “causos” semanais, o patriarca de uma das famílias mais conceituadas da terrinha, a família Colenci, meu amigo (lá de trás), Doutor Newton Colenci, aniversariante do dia 28 de novembro.

Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com