SALVE, SALVE! BOTUCATU EM FRANCO DESENVOLVIMENTO!

Muita gente da sociedade botucatuense esteve presente no lançamento do arrojado programa de PAVIMENTAÇÃO E RECAPEAMENTO ASFÁLTICO, ocorrido na noite da terça-feira, 10 de novembro, no Salão Social da Associação Atlética Botucatuense.

Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria de Obras do Município, gerenciada de modo bastante eficiente pelo amigo André Peres – um funcionário de carreira de muito prestígio entre os seus comandados – levou ao conhecimento do público presente que 20 milhões de reais serão destinados à execução destes benefícios anunciados (construção de galerias e guias, pavimentação e recapeamento asfáltico) que contemplarão quase todos os bairros da cidade. Nada menos do que mil quarteirões de ruas e avenidas de todos os pontos da cidade começaram a ficar de "cara nova", a partir do dia seguinte ao anúncio daquela "baita" informação.

Como cidadão convidado, prazerosamente estive presente e atentei para tudo o que foi mostrado à nossa gente.  Aliás, sempre que recebo convites desse tipo (talvez pela escassez de homens públicos honrados e comprometidos com o bem comum) fico um pouco com "um pé atrás", entretanto, por conhecer os propósitos do Prefeito Municipal João Cury Neto, fui sem um pingo de receio. Tinha absoluta certeza de que somente surpresas agradáveis seriam oferecidas ao povo botucatuense.

Não deu outra! Tudo foi como eu imaginava. Por sinal, ao longo da solenidade, duas notícias (dentre as muitas que nos foram repassadas) reforçaram, ainda mais, o pensamento que carrego comigo: neste querido Brasil, um país rico em tudo – porém, refém de picaretas da pior espécie – nem tudo está perdido. O aviso dos R$ 20 milhões para serem aplicados em obras, a partir da manhã seguinte, já foi sensacional! A segunda, nem se fala! Tomamos conhecimento que o governo atual (acreditem "oposicionistas de plantão"!), conseguiu buscar, nos órgãos, estadual e federal, nesses seis anos e meio de gestão, nada menos do que meio bilhão de reais. O maior feito em toda a história do município. Que maravilha!

Outro momento grandioso que, com certeza, para muita gente pode ser considerado uma anormalidade – mas que para mim, transformou-se na "bola da vez" do evento – se deu por conta das homenagens recebidas por muitos servidores municipais. Logo na minha chegada ao salão, deparei-me com um vídeo em exibição à platéia, que tem muito a ver com o meu "pensar" e, principalmente, com o meu "viver" – até porque, sempre gostei de saber que trabalhadores (de todas as categorias) são valorizados e reconhecidos. Esse vídeo veio de encontro aos meus princípios. Ele, simplesmente revelou o talento e o desprendimento dos servidores da Secretaria de Obras.

Outra boa notícia transmitida pelo jovem Prefeito "botucudo", foi sobre a inauguração de um empreendimento social de grandes proporções que ocorrerá no próximo dia 3 de dezembro, no Campus Universitário da UNESP, em Rubião Junior. Acredite! A partir daquela data, os pacientes (de muita cidades da região) que vêm ao nosso Hospital das Clínicas buscar recuperar a saúde, trocarão o costumeiro “pãozinho seco”, ingerido ao longo do dia, com um copo d'água, coletado em uma das diversas torneiras "soltas" pelo Campus, por uma refeição balanceada nutricionalmente que vai custar, apenas, uma moeda de um real. Na quarta-feira que vem com a presença do Governador Geraldo Alckimim, será inaugurado em Botucatu, um dos programas sociais de maior relevância em todo o Brasil, ou seja, o Restaurante "BOM PRATO SAÚDE". Glória! Que notícia fantástica!

Se Deus quiser presenciarei todos os lances desse momento histórico na vida daqueles que já estão doentes e quando vêm às suas consultas, sequer têm o quê comer. Parabéns, Deputado Fernandinho Cury, por tão importante conquista aos irmãos necessitados!  

Enfim, mais uma vez, tive oportunidade, juntamente com um "montão" de autoridades (vereadores Isaias Colino, "Curumim", Fernando Carmoni, Ednei Carreira e Valmir Reis; o "corujão" mais feliz da cidade, afinal, depois de muito tempo ele é pai de uma "mulher mimosa flor", meu amigo Professor Caldas; Jânio Gonçalves, jovem presidente da Associação Atlética Botucatuense, entre outros) de participar de um verdadeiro exemplo de como se deve cuidar de gente; de que jeito se faz política e, principalmente, de que maneira se cumpre tudo aquilo que prometeu quando se dispôs a ser representante de uma população, candidatando-se a Prefeito Municipal.

Através do amigo Paulo Sérgio Alves, outro funcionário de carreira que presta relevantes serviços à população como Secretário de Descentralização do município – aliás, o eterno Paulinho do Orçamento Participativo, está sendo peça importantíssima no desenrolar deste programa – cumprimento um a um todos os Secretários de governo com quem me encontrei naquela noite.

Envio o meu fraternal abraço desta semana a cinco leitores assíduos dos meus "causos" aqui contados: meus colegas de escritas semanais, Professores Hunberto Migliolaro, Bahige Fadel e José Sebastião Pires Mendes; a Professora Maria Helena Blasi Trevizani e o grande Unespiano, Professor Doutor Antonio Evaldo Klar, todos, membros da Academia Botucatuense de Letras.

Por sinal, na noite da última sexta-feira, lá no Auditório “Angelino de Oliveira” da PRF 8 Rádio Emissora de Botucatu, os componentes da ABL acolheram, de forma bastante festiva, o seu mais novo integrante: meu amigo Ramiro Vieira de Andrade. Se Deus quiser, na semana que vem “falarei” um pouco desta que, se não foi a maior, certamente foi uma das mais justas homenagens prestadas a um cidadão do bem.

 

Rubens de Almeida – Alemão

alemão.famesp@gmail.com