PRONTO SOCORRO ODONTOLÓGICO É INAUGURADO EM RUBIÃO JUNIOR

 

Em pleno exercício do chamado “AVISO PRÉVIO” – afinal, estamos vivendo os últimos momentos do governo de um moço que fez toda a diferença na nossa cidade nos últimos oito anos – o Prefeito João Cury Neto entregou aos munícipes mais uma das suas promessas: o funcionamento do PRONTO SOCORRO MUNICIPAL ODONTOLÓGICO, que, orgulhosamente, leva o nome de um dos profissionais de Odontologia mais renomados de todo o Estado de São Paulo; aliás, um líder nato que ocupou os mais variados cargos em entidades de classe da categoria e, um filho “pra” lá de dedicado, que enquanto descansava após a conclusão das suas atribuições “carregava pedra”, pois, nas suas merecidas horas de folga, ajudava os seus irmãos no dia a dia, de um estabelecimento comercial da família: o saudoso Doutor Walter Chaguri.

Muitas autoridades da área de saúde bucal (todos os dentistas da rede pública ligados ao CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, entre eles, os coordenadores, Hélio Bissacot e Luiz Eduardo “Zizo” Ferrari e os seus demais colegas profissionais); alguns secretários do governo que está cessando (Carlos Pessoa, Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira e o sempre atencioso Edinho Batistão); dirigentes da FAMESP (Doutor Antonio Rugolo Junior e José Goldberg); os vereadores André Rogério “Curumim” Barboza, Presidente do Poder Legislativo Botucatuense e Isaias Colino; Doutor José Carlos Souza Trindade Filho, Diretor Clínico do HC; familiares do homenageado e algumas pessoas (fui mais um entre elas) ligadas diretamente ao extinto FUSS – Fundo Social dos Servidores da FM, HC e FAMESP, aliaram-se ao jovem Prefeito João Cury Neto e o seu vice, Professor Antonio Luiz Caldas Junior, para a entrega desse novo empreendimento público que, além de abrigar o Pronto Socorro Municipal, acolherá o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas. Glória!

Foi uma solenidade bonita e marcante, tanto para os profissionais do CEO que, certamente terão melhores condições de trabalho, consequentemente oferecerão aos usuários um conforto ainda maior, bem como aos familiares do cidadão lembrado a emprestar o seu nome para essa maravilha, haja vista, a relevância de se poder homenagear um Dentista da respeitabilidade do Doutor Walter Chaguri.

Posso confessar – talvez por ter construído uma história de vida bastante prazerosa à frente desse órgão (FUSS) que prestou relevantes serviços à comunidade de funcionários da FMB, HC e FAMESP nas últimas duas décadas – que, mesmo sabendo da importância desse benefício oferecido à população, amarguei uma situação um tanto quanto desoladora. Fiquei todinho perdido! Triste por saber que meus colegas de trabalho perderam algo que sempre foi a “menina dos olhos” de todos nós, unespianos, porém, feliz e realizado por ver a nossa gente conquistar uma obra dessa valia e também porque, há anos tento mostrar ao parceiro João Cury, a necessidade desse serviço ser oferecido ao povo botucatuense, especialmente à nossa comunidade carente.

Também é bom que se diga: o fechamento do FUSS – por sinal, uma interrupção que se deu por conta de uma determinação dos órgãos fiscalizadores do Estado, como o TRIBUNAL DE CONTAS, que não aceitava a continuidade dessa prestação de serviços somente aos servidores da UNESP – nunca teve a minha aprovação, ao contrário, quando soube da realidade dos fatos – por sinal, muitos colegas unespianos que, não sei o porquê, omitiram a VERDADE dos fatos à nossa comunidade – mesmo fora do cargo de presidente daquela entidade há 18 meses, lutei (e muito) para que, pelo menos, os nossos colegas funcionários (do FUSS) não fossem dispensados. Graças a Deus, à compreensão e arrojo dos dirigentes da FAMESP, em especial do seu Diretor Presidente, Professor Dr. Antonio Rugolo Junior e do nosso alcaide, todos continuam fazendo parte do quadro de servidores da Fundação. Evidentemente que alguns acabaram remanejados, no entanto, continuam empregados.

Enfim, depois de quase seis meses de negociações (nesse tempo, montamos até uma comissão de lideranças para ajudar na solução desse impasse), está em pleno funcionamento no antigo prédio do FUSS, o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, que oferece atendimento nos mais variados tratamentos (Cirurgia Bucal, Endodontia, Periodontia, Diagnóstico Bucal, Ortodontia, RX Panorâmico, além de tratamentos em pacientes especiais) e o tão sonhado PRONTO SOCORRO ODONTOLÓGICO MUNICIPAL.

Tudo isso, graças a uma excelente parceria selada entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde do município e a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – FAMESP. Parabéns a todos!

Meu carinhoso abraço desta semana vai especialmente para um cidadão “classe A”, leitor frequente dos meus textos aqui publicados, que aprendi a admirá-lo nas costumeiras “peladas” do nosso futebol suíço e que me faz companhia em tudo o que é do bem; um companheiro leal, goleador nato, pai de família exemplar e um amigo dos amigos, que para a alegria de todos, principalmente dos seus colegas de trabalho que pertencem as forças de Segurança do município (Policias Civil e Militar e a Guarda Municipal) galgou um cargo mais elevado na sua irreparável e bonita carreira profissional: meu particular amigo Doutor Lourenço Talamonti Neto, atual Delegado de Polícia Classe Especial. Parabéns querido mestre!

Com o mesmo carinho abraço toda a família do meu querido amigo, José Eduardo de Barros Silveira, muito especialmente os irmãos Doutor Guilherme e “botucudo” Dudu Silveira. Mesmo com grande parte dessa preciosidade estando residindo na vizinha São Manuel, continuamos recebendo uma atenção especial de todos, nos constantes apelos que fazemos em nome da pobreza e da miséria.

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com