PROERD, UM PROGRAMA QUE MERECE TODOS OS NOSSOS APLAUSOS!

 

Como havia dito na minha última coluna, gostaria imensamente de poder expor a minha opinião sobre um PROJETO DO BEM, que, a meu ver ganha cada vez mais notoriedade e vem tendo uma repercussão à altura de seu propósito, fato que merece os maiores aplausos, aqui nesta terrinha de “Boas Escolas”.

Estou “falando” do PROERD, um programa cooperativo entre a Polícia Militar, pais, instituições de ensino do município e a comunidade, que visa, orientar sobre como as nossas crianças e adolescentes devem proceder diante da oferta para o consumo das DROGAS.

O referido projeto estimula o diálogo entre pais e filhos, bem como a inclusão do assunto e outros correlatos, tais como, CIDADANIA e QUALIDADE de VIDA, sempre contando com a ajuda dos professores das escolas participantes. O objetivo é, e sempre será, fortalecer as habilidades necessárias para que as crianças saibam se posicionar perante uma possível oferta de DROGAS.

Em mais um ano, a nossa Policia Militar, através do 12º BPM I, fez acontecer, na manhã da quinta-feira (24/11), no Ginásio de Esportes da Associação Atlética Ferroviária (uma grande parceira do Projeto), a formatura de outra turma do PROERD, aliás, orgulho para toda criança que vivenciará este tão importante aprendizado.

Muito bonita e “pra” lá de concorrida essa solenidade que diplomou, em meio a diversas apresentações de danças oferecidas por academias especializadas, perto de mil e trezentas crianças e adolescentes que cursam o ensino médio na rede pública do município. Diversos integrantes da corporação do 12º BPM I, alguns oficiais da Corporação, entre eles, o Major PM José Semensati Junior, Coordenador Operacional do Batalhão de Botucatu, abrilhantaram essa festividade que também contou com a presença da ilustre Secretária de Educação do Governo Municipal, Edileine Fernandes Henrique, a querida Professora Dila; do secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis; da Professora Rosilene Aparecida Palugan Vargas, da Coordenadoria de Educação do Estado/Botucatu e do Presidente do CONSEG, Clóvis de Almeida Martins.

Como colunista de um veículo de informação que está em todos os “espaços” da nossa hospitaleira e solidária “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS”, aproveito esse privilégio para externar os meus mais profundos cumprimentos a toda corporação da Polícia Militar, muito especialmente aos instrutores, Cabos PM Benedito Machado Rocha e Robson Pontes Tavares – que, é sempre bom dizer, ganharam a confiança e a simpatia das nossas crianças – pela ousadia em executarem um projeto de prevenção contra esse terrível mal, que só aumenta, dia após dia, em todos os cantos deste país mercenário e corrupto, consequentemente, destruindo famílias e famílias brasileiras.

Parabéns Polícia Militar, por ter o cuidado de ir às escolas do município buscar parcerias que possam, além de combater essa triste realidade, oferecer, em forma de ensinamento, algo que afaste as crianças desse caminho sem volta, como bem dizem estes “mestres”. Aliás, aproveito este meu relato para reforçar, ainda mais, a tese dos instrutores do programa, lembrando do título do projeto que o “menino mágico” Mauro Henrique Dias utiliza nas suas palestras de Prevenções contra o uso de Drogas: A MELHOR SAIDA para fugir desse mundo maldito, é NÃO ENTRAR!

Parabéns, Secretaria de Educação do município, Coordenadoria de Educação do Estado e diretores de escolas particulares, por abraçarem uma causa dessa relevância. Parabéns, gurizada de todas as escolas da cidade, pelo diploma recebido e, principalmente, por serem presenteados com uma AÇÃO PREVENTIVA de grande valor. Com certeza, esse curso mostrou a vocês – que, queiram ou não, no amanhã, farão a diferença neste Brasil todinho esfacelado por incompetência de péssimos brasileiros – o quanto será importante nunca (em nenhum momento mesmo) se aproximarem dessa maldita perdição chamada DROGA.

Como priorizei mostrar aos meus acompanhantes esse acontecimento que tem uma importância vital para a sociedade como um todo, desencadeado sob a responsabilidade da Polícia Militar, quero incluir neste “conto” a maravilha de formatura que assisti no último dia 2 de dezembro, no auditório central do Palácio do Governo, na Capital Paulista: a formatura dos alunos do CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA INTEGRADO – 2016.

Na oportunidade, dois ilustres oficiais da Corporação do 12º BPM I, o Major PM José Semensati Junior e o também Major Aleksander Toaldo Lacerda, de modo bastante festivo, estavam entre aqueles sessenta formandos (profissionais das Polícias Civil e Militar) para receberem o certificado que os habilita concorrer com a vaga de Coronel na ativa. Evidentemente que os Delegados que se formaram alçarão vôos na esfera da Polícia Civil, desempenhando as funções de Delegados de Classe Especial.

Nesta, bem como em outras formaturas, muitos dos convidados, especialmente autoridades, patronos e paraninfos, deixaram a sua mensagem aos diplomados. Naquela manhã, muitos foram os oradores. Claro que todos foram felizes em suas colocações, no entanto, o discurso proferido pelo Coronel Glauco Silva de Carvalho, paraninfo dos formandos militares foi o mais aplaudido. Esse brilhante oficial que ocupou os mais variados cargos na cúpula maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo demonstrou ser possuidor de muita competência e de um alto comprometimento profissional, fato que justifica plenamente o honroso convite recebido.

Parabéns queridos amigos, pelo brilhante sucesso alcançado em suas carreiras. Nossa cidade que já contava com uma verdadeira seleção de bons profissionais na área de Segurança Pública, agora fica, ainda mais, fortalecida.

Hoje, prazerosamente, envio um afetuoso abraço, a um leitor muito especial das minhas narrativas semanais. Um professor de medicina do mais alto nível e um Dermatologista dos mais respeitáveis no país, que construiu uma bonita história dentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu: meu amigo de longa data, Professor Doutor Silvio Alencar Marques, o sempre atencioso Doutor Silvinho da Dermato.

Também com muito carinho abraço outro expoente da medicina brasileira que, felizmente, está em boa recuperação de um pequeno problema de saúde: o também meu amigo de épocas longínquas, Professor Doutor Trajano Sardemberg.

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com