O ALMOÇO DA SOLIDARIEDADE

É minha gente, de fato, estamos vivendo um momento um tanto quanto conturbado e de difícil entendimento neste Brasil Brasileiro. Às vezes tenho a convicção de que o mundo está de "ponta cabeça", tais as aberrações que nos confrontam, dia após dia. Chego a acreditar que aquele norte nos ofertado carinhosamente pelas nossas origens, está “fugindo”, dando espaços para esse jeito moderno, porém, absurdo, que vem tomando conta de tudo e de todos os brasileiros.

Ainda bem que, em determinadas ocasiões, por um ou outro motivo, esse pessimismo "se esconde" um pouco, nos levando a crer que possibilidades de boas realizações possam acontecer no nosso cotidiano. Aí aparece, com muito brilhantismo, a solidariedade da nossa gente.

Pois bem, foi exatamente isso que ocorreu com a feliz iniciativa de um jovem botucatuense (Lucas Trombaco) – um Inspetor da nossa Guarda Municipal, no momento dando assessoria ao Parlamentar "Botucudo", Fernando Cury – muito solidário, que almeja, a todo custo, contribuir com um mundo mais fraterno.

Vamos lá. De maneira bastante espontânea, esse garoto promissor, um grande cidadão aqui da terrinha, procurou os gestores de um programa que atende mulheres portadoras de câncer de mama ("MULHER FELIZ") – desenvolvido, com muito sucesso lá no nosso Hospital das Clínicas, e apoiado, irrestritamente, pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar, FAMESP – com o objetivo de "fazer a sua parte" na realização do seu sonho, ou seja, dar a sua contribuição para um mundo melhor para todos. 

A idéia foi programar um almoço do tipo "bola da vez", nos festejos em comemoração ao seu aniversário e, ao mesmo tempo, que "juntasse" amigos que pudessem ajudar na continuidade desse valioso programa. Glória! Deu tudo certinho. Uma "baita" AÇÃO BENEVOLENTE aconteceu domingo, dia 25 de outubro, lá no Salão Social da Associação Atlética Botucatuense. O sucesso foi absoluto!

"Bão", como neste nosso "viver" não está nada fácil, afinal, tudo, de uma hora para outra, ficou difícil demais (com a palavra os nossos esdrúxulos representantes do Governo Federal), sempre que almejamos alçar horizontes mais profundos – por mais que sejam FRATERNOS – temos que buscar parcerias, caso contrário, as nossas pretensões não saem do zero.

Com muito arrojo e uma determinação sem limites, esse moço de "bom berço" encontrou um "punhado" de parceiros que o ajudaram na consolidação deste seu anseio, a começar pelos componentes da diretoria da nossa gloriosa Associação Atlética Botucatuense – presidida pelo bom amigo Jânio Gonçalves – que cederam, gratuitamente, o Salão Social do clube; pela família Lecciolli, da Dony Locações e Decorações (o Salão ficou lidíssimo!) e também pelo Buffet "Caboclo do Mane", de propriedade do companheiro de causas do bem, Manoel Luiz Silva Junior, peças imprescindíveis na realização de festejos dessa grandeza.

A festa foi maravilhosa! Aliás, não poderia ser diferente, até porque, tratava-se de um evento organizado com o objetivo de priorizar o bem estar de uma das maiores riquezas do mundo: a "MULHER MIMOSA FLOR". Por sinal, a apresentação das "meninas pacientes" do Projeto "MULHER FELIZ", brilhantemente coordenada pela Professora Sonia Suhayla, além de encantadora, foi emocionante demais. Muitos dos presentes não conseguiram conter a emoção, chegando, inclusive, às lágrimas. Teve também comida das boas; "redondinhas" aos montes; retratos a perderem de vista (lá estiveram o Rodrigo Scala, a Dani Giacóia, o Julio César Pimentel do Polo Cuesta EVENTOS e o pessoal do Acontece Botucatu) e um congraçamento familiar digno dos maiores elogios. Coisa bonita de se ver!

Tivemos muita música ao vivo para alegrar os presentes, ao longo do dia; aliás, executadas por cantores aqui da terrinha (todos muito talentosos), que buscam conquistar espaços neste mundo injusto da Música Popular Brasileira. Comandados por um dos expoentes da radiofonia botucatuense, o locutor da Rádio Clube FM, Dirlei Bozoni e pelo "caipirão" mais competente da cidade, José Aparecido de Paula, o simpático Zé Piranha, artistas da voz como Luiz Guilherme; Emerson & Kleber; Diego & Eduardo; Léo Carvalho e Neto Bozoni, entre outros, proporcionaram um “baita” show e divertiram os convidados durante toda a domingueira.

Percebi também, muita satisfação nas pessoas que tiveram a chance de cumprimentar, com um especial abraço, o nosso representante na Assembléia Legislativa do Estado, o querido Deputado Estadual Fernando Cury, um convidado especial, que nos deu a honra da sua estada, entre nós, por algumas horas. Pena que, em mais uma oportunidade, não tive a chance de abraçar o meu amigo Deputado Fernandinho Cury.

Impossível relatar o nome de todas aquelas pessoas do bem que fizeram esta festa alcançar todo esse sucesso. Através dos meus amigos Sargento PM Laudo Gomes da Silva, comandante da Base da Polícia Militar em Rubião Junior; Eraldo Drago, um respeitável pecuarista aqui da cidade; Doutor Fabinho Valentino; o sempre atencioso funcionário da FAMESP Augusto Albano – responsável pela divulgação dos programas sociais desencadeadas pela Fundação e, do querido amigo Marquinhos Zaneti, um empresário diferenciado, que junto dos seus familiares, tem um cuidado especial com as mais variadas causas nobres, abraço, um a um, todos os voluntários (não foram poucos) que "trocaram" um domingo com a convivência familiar para se dedicarem, integralmente, a uma ação filantrópica. Parabéns queridos amigos!

Como "Paizão" deste projeto que está caminhando, a passos largos, rumo a uma efetiva consolidação, abraço, afetuosamente, todos os meus colegas da mídia botucatuense que, durante todo o mês de outubro, aproveitando todo o “auê” do mês OUTUBRO ROSA, com muita propriedade, divulgaram esta nossa maiúscula promoção.

Aproveito também este prazeroso momento para enviar o meu fraternal abraço a três cidadãos respeitadíssimos aqui da terrinha que foram peças importantes no desenrolar desta valiosa ação beneficente: meus amigos Claudimir Valentino; Caio Lecioli e o Professor Antonio Rugulo Junior, atual Diretor Presidente da FAMESP que, há anos, me faz companhia nas ações de humanização implantadas, através da FAMESP, no nosso Hospital das Clínicas.

Nesta sexta-feira, tem festa das grandes no salão social da Associação Atlética Botucatuense. O 12º BPM I, por meio do seu Comandante Tenente Coronel Jorge Duarte Miguel promove o 6º Encontro de Violeiros, em homenagem aos Veteranos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. To nessa!

Por fim, com muito carinho, cumprimento a eterna secretária do FUSS – Fundo Social dos Servidores da FM, HC e FAMESP – Elaine Franco Pagnim Augusto (aniversariante da última quarta-feira), uma das profissionais mais qualificadas e competentes que conheci durante todo o tempo em que estive presidindo aquele importante órgão social. Obrigado pela parceria que já dura quase vinte anos, e parabéns pelo aniversário estimada amiga!

 

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com