NOSSA QUERIDA BOTUCATU FICOU MAIS MODERNA E ACOLHEDORA

Eis que a nossa querida e solidária “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS” agora está mais “brilhante”, moderna e convidativa aos milhares de viajantes que trafegam diariamente numa das principais rodovias de acesso à cidade.

Para nós, botucatuenses, então, nem se fala. Nossa cidade está muito mais encantadora. Agora temos a felicidade de ver concretizado um sonho de mais de duas décadas: o tão almejado SHOPPING BOTUCATU.

 Para brindar esta conquista e apresentar o mais novo centro comercial do Estado, o SHOPPING, inaugurado no dia 29 de maio, primeiramente, pela manhã, esteve aberto a um seleto grupo de cidadãos e à imprensa, que, se diga, ficaram boquiabertos com o invejável e amplo espaço e a imensidão de “atrações” das quais, a partir desta data poderemos desfrutar.

Muita gente expressiva da terrinha esteve presente na inauguração desse grande empreendimento, até porque, nossa cidade que, sempre é bom dizer, está num crescer esplendoroso, também aguardava com muita ansiedade a entrega dessa “baita” maravilha e, esse momento, com certeza, teria de ser comemorado em grande estilo. Não deu outra! Naquele dia a “nova casa” de todos os botucatuenses permaneceu cheia de gente até o seu fechamento. E assim tem sido nos dias que se sucederam.

A festa para brindar essa conquista foi grandiosa e bastante comemorada nos quatro cantos do município, por sinal, muito maior que o pessimismo que havia tomado conta de parte da população botucatuense nos anos que antecederam essa realização – aliás, esse “detalhe” foi notado claramente durante o tempo em que os oradores escolhidos pelo cerimonial se pronunciaram.

Tive a felicidade de assistir a declaração de vários conterrâneos e todos, ao seu modo, demonstraram uma satisfação incontida por ver esse sonho transformado em realidade. Foi assim quando o meu grande amigo e parceiro forte das causas do bem, Paulinho Nogueira, fez uso da palavra. O moço do Mc’ Donalds esbanjou alegria e felicidade nos minutos ao microfone; falou de tudo um pouco, especialmente do avanço que a nossa cidade obteve com esse novo e já adorado espaço de entretenimento. Sua fala deixou clara a grande demonstração de amor que nutre por Botucatu.

Outro que “arrebentou” foi o jovem e dinâmico Prefeito Municipal de todos os botucatuenses, João Cury Neto. Claro que o nosso alcaide não poupou “elogios” à famosa “turma do contra”. De um jeito bem clássico ele deu algumas “cutucadinhas”, nos diversos pessimistas de plantão (até contou um “causo” que havia ouvido de um amigo próximo); elogiou a postura do Chefe do Poder Legislativo, vereador Ednei Lázaro da Costa Carreira, na condução do processo de votação do horário do comércio e, se mostrou indignado com a postura daqueles (dois ou três, não mais que isso) que queriam minguar a inauguração do SHOPPING.

O nosso representante também “rasgou” amabilidades aos “comandantes” dessa grande obra, José Henrique Faraldo (Grupo JHF) e Tiago Lima (REP Shoppings) e, por fim, utilizou sua peculiar elegância de cidadão voltado para as coisas do bem, deixando a sua impressão sobre o relevante feito, enfocando tão somente a entrega dessa preciosidade que, como disse no título deste “conto” deixará a nossa cidade mais moderna e acolhedora.

Infelizmente não ouvi as manifestações do amigo José Henrique Faraldo, filho de um dos maiores amigos que Deus me ofertou ao longo deste meu trilhar por este mundo incerto e passageiro – por sinal, um dos maiores defensores das causas trabalhistas no estado de São Paulo (o saudoso Doutor José Faraldo) – entretanto, não tenho dúvida nenhuma de que sua mensagem foi a mais fervorosa e também sensibilizou a todos que lá estiveram.

Evidentemente que o querido Padre Emerson Rogério Anizi, outro ilustre convidado especial, também deixou sua mensagem e, mais ainda, abençoou essa nova riqueza do povo botucatuense. Muito simpático e carismático, o “dono” da nossa Catedral de Sant’Ana falou, fez elogios, parabenizou, emocionou-se, consagrou e, para encerrar, “juntou” todos para um “PAI NOSSO” emocionante demais! 

Além dessas manifestações (todas verdadeiras e sólidas) e da maiúscula presença do público botucatuense que fez uma grande festa em todos os setores da sua nova “casa” para compras e lazer, há que se louvar o arrojo, o dinamismo e, principalmente, o altíssimo nível de persistência das empresas “patrocinadoras”  (a JHF e a REP SHOPPINGS) desse marco histórico para toda a região, ao longo da execução do projeto.

A atuação dos profissionais do Grupo JHF Brasil e da empresa CEO da REP Shoppings, duas instituições de peso e muitíssimo respeitadas nesse ramo de atuação em todo o nosso país, inegavelmente, fizeram toda a diferença, na concretização desse ideal. Ainda lá no local, durante o ato inaugural, cenas e cenas de muita superação (relatadas por componentes de ambas as equipes) ocorridas nos meses anteriores que vieram à tona de um jeito bastante comovente. Histórias e mais histórias foram contadas (por muitos trabalhadores e empresários) até como forma de desabafo. Que coisa bonita!

Enfim, é assim que quase tudo acontece nesse querido e rico país chamado Brasil. Sempre existirá entre nós, meia dúzia de ferrenhos “formadores de opinião”, que vivem em função de contrariar tudo. Isso é perfeitamente normal, afinal, vivemos num país democrático; porém, não devemos esquecer que nessa democracia não se pode, entre outras coisas, roubar e, muito menos, formar quadrilha. Roubou ou contribuiu para formação de quadrilha, “tá em cana”. Com a palavra, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barboza.

 Aliás, escutei o Neto, aquele ex-craque do EC Corinthians Paulista que hoje é comentarista esportivo da BAND, logo após o jogo do Brasil contra o Panamá, fazendo a seguinte insinuação: “APOSENTARAM O HOME”. Isso será mesmo verdade? Juro que não acredito! Voltarei a esse assunto, com certeza!

Parabéns população desta terra abençoada por vivenciar e subir mais um degrau de seu desenvolvimento. Que outros sonhos e desejos sejam também realizados.

Finalizo este meu texto enviando um abraço muito carinhoso a três leitores maravilhosos dos meus “contos” semanais: meus amigos Mário Messias (irmão do talentoso craque do passado, Ademar Messias), Virgílio Frigato e o grande comunicador do Rádio Botucatuense, Luiz Henrique Paes de Almeida, o moço que está “arrebentando” com o seu programa É SAUDADE DEMAIS, na sempre querida PRF-8 Rádio Emissora de Botucatu.

Também com carinho enorme abraço todo o pessoal do Jornal “O ROLO”. Esses amigos me prestaram uma bonita homenagem de aniversário em sua última edição.

 

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com