DOM ANTONIO MARIA MUCCIOLO ABENÇOOU A NOVA “CASA DE APOIO”.

Na última sexta-feira (27/10), bem no finalzinho da tarde, os diretores da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – FAMESP inauguraram a mais nova “moradia” que abrigará pacientes atendidos no nosso Hospital das Clínicas: a Casa de Apoio ao Paciente Transplantado.

Inúmeras autoridades, entre elas o Deputado Federal, Milton Casquel Monti e o Arcebispo Emérito de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo – que, inclusive, abençoou este importante e aconchegante “lar” – estiveram ao lado dos diretores da Fundação (Professores Pasqual Barretti, Sidney Lastória, José Goldemberg e Antonio Rúgulo Junior) conhecendo as instalações dessa nova casa.

Claro que o clima era de muita satisfação, especialmente, entre os componentes da cúpula que dirige a FAMESP, afinal, esta foi a quinta inauguração de Casas de Apoio ocorrida nos últimos seis anos. Entretanto, não temos como negar que a presença de um ilustre botucatuense, o nosso querido Dom Antonio, deu um toque muito mais especial a esta solenidade inaugural.

A primeira autoridade a fazer uso da palavra foi o digno Diretor Presidente da FAMESP, Professor Pasqual Barretti. “Pra” não fugir ? regra, o amigo Pasqual demonstrou muita honra em fazer valer os intentos da Fundação no comprometimento com o programa de responsabilidade social adotado, tão logo assumiu a direção da entidade; falou da aquisição de uma enorme área próxima ? UNESP que, com certeza, abrigará outras unidades sociais e assistenciais da Fundação e, por fim, destacou a visita que fez a Brasília, mais propriamente, ao Ministério da Saúde. Segundo ele, o projeto “Casas de Apoio” vem sendo visto com muito carinho pelo Ministério, tanto que está sendo colocado entre as prioridades do Governo Federal na área de humanização da saúde em todo o país.

Mais adiante, o Deputado Milton Monti – um dos maiores padrinhos do Hospital das Clínicas – também bastante orgulhoso com esta inauguração, deixou a sua mensagem. O carismático Miltinho aplaudiu todas as pessoas envolvidas nesse programa; elogiou a postura da FAMESP nas ações que vêm desenvolvendo, especialmente, na parte social e prometeu sempre estar ? disposição dos dirigentes na captação de recursos para o HC.

“Bão”, aí chegou a hora da simpática e comovente participação do nosso amigo arcebispo. Com aquele jeito “caipira”, porém, repleto de muita sabedoria, Dom Antonio agradeceu os convites que sempre recebe da comunidade unespiana para participar de eventos de suma importância para todos; cumprimentou os seus companheiros de Imprensa que lá estiveram; falou da sua atuação junto ? Rede Vida de Televisão – que concede espaços significativos, em rede nacional, aos entrevistados; abraçou calorosamente o seu amigo de longa data, Professor José Carlos Souza Trindade, ex-Reitor da UNESP e, por último, em minha companhia, benzeu e abençoou a mais recente Casa de Apoio aos usuários do HC.

Enfim, ao lado de outros amigos (Professores Hamilton da Rosa Pereira, Francisco Habberman, Capitão PM José Semensati Junior, Capitão Salvador Theodoro de Souza, Ademir Florian, Solange de Moraes, Clarissa Ataíde, Vanderlei dos Santos e muitos outros), mais uma vez vivemos um dia muitíssimo gratificante e bastante especial.

“Nóis” que já estamos acostumados com as boas coisas que Ele, o nosso Pai frequentemente nos proporciona em forma de reconhecimento, tivemos ainda, a grata satisfação de receber deste fenômeno da Igreja Católica (que, inclusive, me chamou pelo nome, fato raro há muito tempo), bênçãos e mais bênçãos pela minha dedicação e, mais ainda, pelo amor que tenho com os nossos irmãos menos favorecidos.

Parabéns, queridos amigos (funcionários e diretores da FAMESP) parceiros em todas as ações que desenvolvemos em prol do bem estar de pacientes – que, na maioria das vezes, sequer o conhecemos – que vem ? procura de socorro no nosso HC, por mais esta conquista.

Nada como o relato de um “causo” desta grandeza para enviar um carinhoso abraço a uma pessoa especial, leitora assídua do nosso “Diário da Serra” e das minhas escritas semanais aqui nesta coluna: a senhora Fernanda Bastos Del Hoyo.

Com o mesmo carinho parabenizo todos os diretores e conselheiros da gloriosa Associação Atlética Botucatuense, pela entrega de mais um prêmio aos seus associados: o prédio que irá abrigar o Restaurante e o novo conjunto de Saunas. Se Deus quiser, na semana que vem enfocarei os lances dessa festança.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com