BONITAS HOMENAGENS OCORRERAM NO 12º BPM I

Isso mesmo! Na manhã da quinta feira, 22/10, a sede do 12º BPM I foi palco de uma série de bonitas homenagens. Onde se sucederam os mais diversos reconhecimentos – por sinal, todos merecidos – um chamou mais a atenção pela maneira como desenrolou. Uma ocorrência (um pedido de socorro) na qual um policial (o Cabo PM Alexandre Forner, filho do "boleiro" de épocas passadas, meu amigo Forner), graças ao seu comprometimento profissional, conseguiu salvar a vida de uma criança, de um ano e meio que, caiu num lago existente na Praça "Brasil Japão" e estava se afogando.

Muitas autoridades e personalidades de diversos segmentos aqui da terrinha marcaram presença neste evento que é aguardado, anualmente, com muita expectativa pelos integrantes dessa Corporação que, juntamente com a Polícia Civil e a Guarda Municipal, cuidam da segurança da nossa gente, entre elas o meu particular amigo, Coronel Vagner Tardeli, Comandante do CPI 7, sediado em Sorocaba e que agrega 78 municípios. Aliás, que bom seria se neste Brasil sem COMANDO, tivéssemos comandantes iguais ao Coronel Tardeli. Acredite prezado leitor! Num determinado ponto do seu discurso esse digno Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ao parabenizar os seus comandados, disse: "… eu não sou Coronel, estou Coronel! Sou sim, mais um colega de vocês…". Grande cidadão!

Outro fato que também chamou a atenção dos presentes se deu por conta da análise feita pelo ex-comandante do 12º BPM I, em relação à união existente entre as forças de segurança do município. Com muita clareza e demonstrando um bom humor de causar inveja, o ilustre Coronel elogiou, um a um, os responsáveis por esta maravilha estar acontecendo por aqui, já há algum tempo, chegando até a citar o nome do Doutor Antonio Soares da Costa Neto (que sequer estava presente); segundo ele, o amigo Doutor Marvadeza, juntamente com o Major José Semensati Junior, são os maiores responsáveis por esta proeza.

Ao longo da solenidade outras personalidades tiveram o seu nome enaltecido com honras de merecimento. Foi assim quando o Presidente do CONSEG – Conselho Municipal de Segurança, Clóvis de Almeida Martins, que estava acompanhado de duas componentes da sua diretoria, a Doutora Eliane Moreira e a Cecília Altenhosem; durante o seu discurso – aliás, muitíssimo interessante e bastante verdadeiro – essa grande figura humana ofertou uma maravilhosa honraria ao senhor Delegado de Polícia, Adjunto da Seccional de Botucatu, Doutor Lourenço Talamonte, ao Comandante da 1ª Companhia, Capitão Alexander Cagliari Machado e ao Comandante da Guarda Municipal Sérgio Luiz Bavia.

Emocionante também foi presenciar o oferecimento de medalhas aos policiais que se destacaram, ao longo do ano. Receberam condecorações os seguintes policiais: CB PM Luiz Antonio da Silva, CB PM Denílson Fábio Trovão e SD PM Allyson Roberto Viana (Láurea em 4º grau); CB PM Rodrigo do Carmo Tereza e SD PM Willian José Marchesine (Láurea em 3º grau); e, por fim, CB PM Lunardi Silveira, CB PM Alexandre Forner e SD PM Mauricio Lofiego Leite (Láurea em 2º grau).

Enfim, outra vez, participei de uma reunião de "gente grande", cujo foco principal era valorizar o profissional dedicado e comprometido. Graças a Deus, voltei para a casa, feliz e um pouco mais esperançoso, por saber que neste rico Brasil, ora "administrado" por picaretas da pior índole, ainda existem comandos que prezam e enaltecem os seus baluartes profissionais. Parabéns, Comandante Jorge Duarte Miguel, por dar continuidade a um programa de valorização profissional que ocorre dentro da Polícia Militar desde 1974.

Nada como um "causo" deste para também "falar" um pouquinho do proveitoso "passeio" que fiz a São Paulo, na última sexta-feira. Naquela oportunidade, juntamente com os unespianos, Professores Pasqual Barretti (Diretor da Faculdade de Medicina), Emilio Carlos Curcelli (Superintendente do Hospital das Clínicas), Antonio Rúgulo Junior (Diretor Presidente da FAMESP), André Balbi (Diretor Clínico do HC) e Giovani Faria (Docente responsável pelo ambulatório de Hepatites) fomos a Capital Paulista, mais precisamente na Assembléia Legislativa do Estado, buscar saídas para muitas das dificuldades que o nosso Hospital das Clínicas vem enfrentando, nos últimos tempos.

Como não poderia ser diferente – até porque o ilustre Presidente da Assembléia, Deputado Fernando Capez, um parlamentar que sempre esteve conosco, especialmente nos momentos difíceis, era o alvo do nosso "pedido de socorro" – a viagem foi "pra" lá de produtiva. Todas as reivindicações feitas pelos nossos dirigentes encontraram, no amigo Capez, a promessa de soluções imediatas. Foram vinte minutos de uma conversa resolutiva ao extremo, bem ao estilo do Mestre Capez.

Ainda bem que, entre nós, nem tudo está perdido! Além da receptividade que tivemos deste grande homem público, ainda fomos agraciados com um "baita" respaldo da sua assessoria. O que recebemos de atenção dos amigos são-manuelenses Chico Martucci, Doutor José Silvio Moura Campos e José Eduardo "Pratinha" Godinho, todos, assessores do Deputado, foi algo muito admirável. Êta “nóis”!

Em ritmo de reconhecimento, abraço carinhosamente quatro grandes companheiros dos meus bons intentos e que, para minha satisfação, são assíduos leitores dos meus contos semanais: meus amigos Professor Doutor José Alberto Veiga, meu colega de trabalho na UNESP, desde os tempos da FCMBB; Major PM Osmar Amaro dos Santos Junior, Comandante Interino do 12º BPM I; o Secretário de Segurança do Governo Municipal Doutor Adjair Campos e o querido vereador, Presidente da Câmara Municipal de Botucatu, André "Curumim" Rogério Barboza.    

 

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com