“… A FOME NÃO RESPEITA DIVISAS DE MUNICÍPIOS…”

Foi com esta afirmação que o Prefeito João Cury abrilhantou o seu belo discurso durante a inauguração do Restaurante BOM PRATO SAÚDE, na manhã do último dia 3 de dezembro, no Campus da UNESP, em Rubião Junior; aliás, o alcaide "botucudo" foi muito feliz no repúdio que fez sobre o "protesto" que alguns universitários fizeram naquele evento. De modo bastante equilibrado, ao mesmo tempo em que criticou a conduta esdrúxula que um grupo de estudantes utilizou para "chamar a atenção" das autoridades sobre a inexistência do RU – Restaurante Universitário, o Chefe do Executivo Botucatuense, colocou-se à disposição dos alunos para uma reivindicação consistente e objetiva.

Muitas autoridades, entre elas, o Secretário de Desenvolvimento Social do Estado Deputado Floriano Pesaro; Deputado Estadual Fernando Cury; João Cury Neto e o seu vice Professor Caldas; Presidente da Câmara, vereador André Rogério "Curumim" Barboza; vários professores de Unidades Universitárias do Campus de Rubião Junior (Pasqual Barretti, Diretor da FM; Emilio Carlos Curceli, Superintendente do HC; Hamilton da Rosa Pereira; Paulo de Almeida Silvares; Sérgio Swain Muller, representando o Secretário de Saúde do Estado Dr David Uip, entre outros), e alguns do quadro diretivo da FAMESP (Antonio Rugulo Junior, Presidente; Trajano Sardemberg, Vice-Presidente; José Goldberg e Sidnei Lastória, diretores Financeiro e Administrativo, respectivamente; um "punhado" de prefeitos (mais de trinta) e vereadores das cidades da região que utilizam os serviços de saúde do nosso Hospital das Clínicas, prestigiaram a marcante entrega de um empreendimento social de enormes proporções, oferecido pelo governo do Estado de São Paulo que, certamente, trará benefícios, especialmente àqueles irmãos que vêm ao HC buscar recuperar a saúde.

Que "baita" manhã festiva! Dava para perceber claramente, a alegria que todos os envolvidos na consolidação deste magnífico programa traziam em seus semblantes, tal a satisfação por ver isso tudo ser colocado à disposição do público, num dia histórico para o projeto, até porque, o mesmo foi “carimbado” com o número 50, ou seja: este foi o 50º Restaurante BOM PRATO inaugurado em todo o Estado e, mais ainda, por ele ser implantado numa data muitíssimo importante para a sociedade brasileira, no dia em que o mundo comemora o DIA INTERNACIONAL DA PESSOA DEFICIENTE FÍSICA.

Muitos foram os oradores daquela cerimônia (Emilio Curceli; Fernando Cury; João Cury; a "gerente" do Instituto J. Augusto, Regina Augusto e o Secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Floriano Pesaro, que, inclusive representou o Senhor Governador Geraldo Alckmin e ao final da sua fala, renovou, com os prefeitos da região que estavam presentes, o convênio VIVA LEITE); todos, indistintamente, demonstraram muita satisfação com o funcionamento dessa obra verdadeiramente cristã.

Mais uma vez, "apareci" num lugar especial e num momento mais maravilhoso ainda. Confesso que, apesar de estar na hora do almoço, mesmo assim, perdi a fome naquele dia, por causa da alegria que tomou conta do meu coração. Tenho absoluta certeza, que daqui para frente, muitas e muitas cenas desesperadoras que envolvem o mundo da pobreza, da miséria e da fome, não mais me massacrarão, afinal, poucos integrantes da comunidade unespiana tem tanta "sorte" em se deparar, cotidianamente, com pessoas miseráveis socialmente se alimentando de um pãozinho seco, ingerido com um "gole" de água, coletada das inúmeras torneiras que estão "soltas" pelo campus, como eu.

Só pra termos uma noção do vulto desse programa, serão servidos diariamente, nada menos do que mil e quinhentas refeições e trezentos cafés da manhã, ao preço de um real o almoço e cinquenta centavos o café da manhã. Glória!

Como CIDADÃO EMÉRITO da nossa querida Botucatu, quero abraçar carinhosamente, todos aqueles que lutaram arduamente para que este benefício viesse fortalecer ainda mais o nosso Hospital das Clínicas, muito especialmente, o nosso ilustre representante na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Fernandinho Cury.

Lembro-me, com muita tristeza que, lá atrás, em 2010 fui chamado pelo Prefeito João Cury para acompanhar o seu Chefe de Gabinete, o Doutor Carlos Eduardo "Caco" Colenci e o atual Presidente do PC do B, o também meu amigo "Moscou" numa viagem a São Paulo, cujo objetivo era tentar convencer os Secretários da Agricultura e do Desenvolvimento Social a nos premiar com uma unidade do Restaurante BOM PRATO. Infelizmente, voltamos para casa, tristes e desolados, pois tivemos a informação de que isso seria impossível, uma vez que, o referido programa só premiava cidades com mais de trezentos mil habitantes.

O tempo foi passando e essa vontade não "fugiu" dos anseios do amigo João Cury que, tenho que dizer, encontrou no seu irmão Fernandinho Cury uma parceria mais que vencedora. Eis que, ambos, conseguiram mostrar ao governador do Estado, uma saída bem prática para a solução desse problema. Juntos esboçaram o Programa BOM PRATO SAÚDE e ofertaram essa idéia, gratuitamente, ao governador. Em troca pediram apenas que uma unidade dessas fosse instalada no Campus Universitário de Rubião Junior. Para o contentamento de todos nós a primeira unidade veio para Botucatu. Fantástico!  

 Vejam bem o vulto dessa maravilha: em menos de quinze dias de funcionamento desta "casa" – que tem como objetivo principal oferecer um prato de comida a muita gente que sequer tem como se alimentar adequadamente, tamanhas dificuldades de sobrevivência que enfrentam – já se fala em aumentar para 1800 a quantidade de refeições servidas. Acho bastante interessante isso ocorrer, até porque (faço minhas as palavras do nosso Prefeito): a FOME, DE FATO, NÃO RESPEITA DIVISAS DE MUNICÍPIOS e, só "nóis" que, dia após dia, percorremos todos os cantos desta "Casa de Saúde" abençoada chamada Hospital das Clínicas é que sabemos da quantidade de pessoas, moradoras de cidades da região que, diariamente, nos "visitam".

Enfim, nossa hospitaleira Botucatu conseguiu outro benefício importante do Governo do Estado. Mais uma vez, pessoas do bem se interessaram em encontrar saídas para melhorar a vida de quem precisa. Parabéns a todos que "curtiram" essa brilhante conquista.

Envio o meu fraternal abraço desta semana a dois grandes integrantes da Corporação da Polícia Militar do 12° BPM I, o soldado Pontes e o Cabo Benedito. Esses brilhantes profissionais, com o PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas, anualmente, aprimoram centenas de jovens cidadãos. Só neste ano foram mil e trezentos alunos e a festa de formatura aconteceu no ginásio da AA Ferroviária. Sucesso total! Pena que não encontrei saídas para mostrar à cidade o tamanho da grandeza desse programa. De qualquer maneira, os meus maiores aplausos a esses dois "padrinhos" dessa gurizada que, por onde passam, "dão de frente" com todo tipo dessas malditas drogas.

Em forma de homenagem póstuma abraço carinhosamente duas “pedras preciosas” da sociedade botucatuense que nos deixaram no último final de semana para irem ao encontro do Senhor: a minha assídua leitora Senhora Rosa Pacharoni Fioreto, genitora do grande companheiro Doutor José Roberto Fioreto e a unespiana (lá de trás) dona Eliza Angela, mãe do meu amigo Emílio Ângela.

FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO à você leitor que, semanalmente, me prestigia. Salve, salve 2016!

 

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com