12º BATALHÃO DA PM DO INTERIOR ELEGE DESTAQUES DO ANO

O 12º Batalhão da Polícia Militar do Interior realizou, na manhã do dia 21/11, quarta-feira, no Arete Eventos, uma solenidade grandiosa, ? altura da altivez das forças de segurança do município.

Inúmeras autoridades civis, militares e judiciárias, parte da mídia local, representantes de outras corporações (Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros), além de muitos amigos e familiares dos policiais, especialmente dos homenageados, estiveram presentes em mais uma brilhante iniciativa dos comandantes da Polícia Militar local.

Tão logo teve início o protocolo (aliás, muito bem elaborado pela Capitã PM Kátia Regina Christófalo), as autoridades convidadas compuseram a mesa. O primeiro a ocupar o assento foi o anfitrião Tenente Coronel Vagner Tardeli, digno Comandante do 12º BPM I; em seguida, Doutor Antonio Soares da Costa Neto, Delegado Seccional de Polícia; excelentíssimo Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca, Doutor Marcus Vinicius Bachiega; Professor Antonio Luiz Caldas Junior, Vice-Prefeito Municipal; Presidente da Associação dos Cabos e Soldados, Fernando Garbuio; Coordenador da Defesa Civil, Domingos Chávari Neto; Presidente do CONSEG, Clovis de Almeida Martins e o Comandante Interino da Guarda Civil Municipal, Leandro Destro, tomaram também lugares distintos.

Isto feito foi chamado ? frente, o consultor em treinamentos corporativos, Mauro Dias que, com muito bom humor, palestrou por aproximadamente trinta minutos e ao final, demonstrou uma habilidade incrível, conquistada através do mundo da mágica, num “toque” de mestre fez aparecer dois “pombinhos” mensageiros que anunciaram o nome dos policiais homenageados. O “palco” quase caiu. Palmas, muitas palmas para o Soldado PM Wagner Carvalho, da 1ª Companhia e para o Sargento PM Heliana Lyra de Oliveira, da 2ª Companhia.

Era chegado então o momento das autoridades que estiveram ? mesa, fazer uso da palavra. A festa que já estava bonita ficou ainda mais interessante diante da sabedoria dos convidados e da harmônica sintonia entre os comandantes das corporações que cuidam da nossa segurança (Polícia Civil e Militar) e do representante do Poder Judiciário da cidade, que, coincidentemente, torcem para três times diferentes do futebol brasileiro: SE Palmeiras, SC Corinthians Paulista, e São Paulo FC, respectivamente.

Claro que depois da manifestação de cada um, por sinal, considerações que engrandeceram ainda mais este baita ato solene, vieram as brincadeiras; de um jeito bastante espirituoso, um “cutucou” o outro. Piadas envolvendo torcidas vieram ? tona, porém ficou notório que o prezado amigo Vagner Tardeli “afrouxou” na réplica a que teve direito. O ilustre comandante que foi “orientado” a procurar o menino mágico por conta do seu Palestra ter caído para a segunda divisão do futebol brasileiro, “pipocou” ao responder o bem humorado Doutor Marcus Vinicius. Na hora do “vamo vê”, confundiu “Bambi” com Pó de Arroz, obviamente tudo com muito respeito.

O que não faltou, discurso após discurso, foram elogios dos mais diversificados, reconhecimentos, brincadeiras e uma satisfação incontida de todos em

ver a nossa Botucatu trilhar pelo caminho da paz. Enquanto em outras localidades o “bicho tá pegando” com a bandidagem rolando solta, aqui na nossa sempre hospitaleira “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS”, graças ao comprometimento das polícias (Militar, Civil e também da Guarda Municipal) continuamos vivendo num lugar maravilhoso e com muita segurança.

Por fim, logo após a Capitã PM Kátia levar a sua mensagem (também, de maneira muito comovente), o salão virou uma verdadeira “casa de retratos”, onde cada abraço era documentado através de fotos e mais fotos. Muitas das autoridades presentes (todas que compuseram a mesa e algumas da platéia, inclusive o “dono da casa”, Alexandre Romera), acabaram sendo fotografadas recebendo um “mimo” da Polícia Militar, aliás, uma lembrança que simboliza, com muita clareza, a força da Instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo

Parabéns, Tenente Coronel Vagner Tardeli, Comandante do 1º BPM I, pela bonita festa oferecida aos seus comandados. Parabéns, queridos homenageados (Soldado PM Carvalho e Sargento PM Heliana) pelo reconhecimento entre tantos outros excelentes profissionais que compõem essa valiosa corporação chamada Polícia Militar. Parabéns, prezado amigo Alexandre Romera, proprietário do mais moderno e aconchegante empreendimento para realização de acontecimentos festivos na cidade e em toda a nossa região (o impecável ARETÉ EVENTOS), pela competência em recepcionar com maestria e elegância tanta gente expressiva numa cerimônia de altíssimo nível como esta.

A minha admiração e os meus cumprimentos ao Major PM Jorge Duarte Miguel, produtor dos vídeos que mostraram, de um jeito bastante emocionante, a trajetória dos dois homenageados.

Meu carinhoso abraço desta semana é endereçado a um companheiro especial do dia a dia, com quem tive a grata satisfação de conviver momentos prazerosos naquela bonita manhã: o sempre atuante Clovis de Almeida Martins, Presidente do Conselho de Segurança. Querido amigo, obrigado pelas palavras a mim direcionadas, no entanto, devo-lhe dizer que quem ficou honrado fui eu em estar ao seu lado numa mesa de autoridades.

Com carinho idêntico, abraço outro expoente da Polícia Militar, o também amigo Capitão PM José Semensati Junior, Comandante da 1ª Companhia do 12º BPM I. Este moço – citado por várias autoridades que fizeram uso da palavra naquela solenidade – de muita seriedade e um profissionalismo exemplar transformou-se num dos oficiais mais respeitados e queridos entre os integrantes da corporação; com certeza, a peça-chave no sucesso deste evento.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com