Vacinação em crianças começa hoje em Botucatu

Saúde
Vacinação em crianças começa hoje em Botucatu 17 janeiro 2022

A vacinação em crianças de 05 a 11 anos em Botucatu deve começar hoje. A informação foi confirmada em entrevista à Rádio Criativa, pelo Secretário municipal de Saúde, André Spadaro nesta segunda-feira, 17.

Em um primeiro momento, serão priorizadas crianças com comorbidades e deficiência permanente. A vacinação ocorrerá no Espaço Saúde, na Avenida Santana, ao lado do SAMU.

“Criança tem comorbidade os pais devem levar uma declaração médica, uma receita, de uma criança, por exemplo, que tem diabetes, pressão alta, e nós temos equipes preparadas para fazer a avaliação das comorbidades. Existe uma relação grande na nota técnica de quais são as comorbidades e também quem deficiência permanente, levar o BPC, o comprovante. Mas isso é feito com bastante tranquilidade, bom sendo e as equipes estão preparadas para avaliar caso a caso”, disse Spadaro.

Nos próximos dias mais doses deverão chegar ao município, o que fará com que novos públicos entre as crianças possam ser convocados. A Prefeitura irá divulgar as ações em breve.

Segundo a Prefeitura de Botucatu, há um público estimado de 9 mil crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Esse deve ser o montante aproximado de imunizantes da Pfizer destinados ao município.

Para a imunização, os pais ou responsáveis devem levar as crianças até o Espaço Saúde, localizado na Avenida Santana, 323, Centro, das 8 às 16h30.

Quem pode se vacinar?

São consideradas comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossupressão, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down, cirrose hepática, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, e doenças neurológicas crônicas.

No ato da vacina a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis, ou apresentar Termo de Assentimento preenchido e assinado disponível no site da Prefeitura (botucatu.sp.gov.br). Além disso, os pais devem levar o CPF da criança e o RG.

As crianças portadoras de comorbidades e deficiências precisarão também apresentar comprovantes clínicos, como receitas, indicação médica, comprovante do BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros.

A vacinação das crianças ocorrerá no Estado de São Paulo com a utilização da vacina da Pfizer específica para o público pediátrico.

Orientações

– Se a criança teve ou está com Covid-19, a mesma deverá aguardar o intervalo de 30 dias para receber a vacina;

– Neste momento, será necessário aguardar o intervalo de 15 dias entre a vacina Covid-19 e outras do calendário vacinal da criança;

– Após a vacinação, a criança deverá permanecer na Unidade de Saúde em observação por 20 minutos;

– Para agilizar o processo de vacinação na Unidade de Saúde, os pais ou responsáveis podem fazer o pré-cadastro da criança no site www.vacinaja.sp.gov.b e clicar na aba laranja (crianças até 11 anos).

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1100

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento