Vacinação antirrábica imunizou mais de 24 mil animais em 2019

A Vigilância Ambiental em Saúde imunizou 24.388 animais durante a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos em Botucatu. Foram 20.089 cães e 4.299 gatos nas ações realizadas nas áreas urbana e rural. Em 2018 foram imunizados 22.027 animais.

“Consideramos uma ótima cobertura vacinal da população estimada de cães e gatos. Os números mostram que os tutores destes animais estão conscientes da importância de manter atualizada a vacinação antirrábica. Há mais de trinta anos não temos o vírus rábico circulando entre os cães e gatos em Botucatu, mas o vírus é presente entre os morcegos, por isso é importante mantermos os animais vacinados, pois se eles tiverem um contato acidental com morcegos ou outros mamíferos infectados, estarão protegidos”, destacou Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.

A etapa urbana da vacinação antirrábica foi realizada em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu. A Vigilância contou ainda com parcerias importantes para manter os 70 postos móveis de vacinação. São eles: Comerciantes, Projeto Adolescer, Paróquia do Santíssimo Sacramento, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Paróquia de Nossa Senhora Menina, Paróquia do Menino Deus, Subprefeitura de Rubião Junior, Secretaria de Esportes, Equipes de Zeladoria e Manutenção Escolar, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Guarda Civil Municipal.

“Sabemos que o Estado de São Paulo sofre com o desabastecimento de vacina antirrábica, mas como o Município se planejou e fez o pedido das doses para atender a programação antecipadamente, o foi possível a realização integral da campanha. Vale ressaltar que o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) articulou, junto ao Instituto Pasteur, o remanejamento de outras 2 mil doses de vacina para atender os postos permanentes do Canil Municipal e aqueles que ainda atenderão nos próximos sábados do mês de setembro”, completou Valdinei.

Nos próximos sábados, 21 e 28 de setembro, a campanha de vacinação continua para aqueles proprietários que perderam a vacinação nos postos volantes. A ação será das 8 às 13 horas na Secretaria da Saúde (Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores).

O Canil Municipal também é um posto permanente de vacinação antirrábica, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, na Avenida Itália, s/n – Lavapés.