Trabalho da FMB/Unesp receberá menção honrosa do Prêmio Capes 2016

 

O Diário Oficial da União, de 10 de outubro de 2017, outorgou menção honrosa do Prêmio Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de Tese 2016, da área de medicina III, para Cristiano de Pádua Souza, médico e aluno do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Bases Gerais da Cirurgia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). A láurea é fruto de tese desenvolvida e apresentada pelo discente cujo título é ““Perfil de expressão de microRNAs e seus alvos moleculares em carcinoma pulmonar””.

O trabalho foi orientado pela professora Patrícia Pintor dos Reis, do PPG em Bases Gerais da Cirurgia, e teve como objetivo identificar alterações em microRNAs (miRNAs) associadas ao câncer de pulmão, um dos mais prevalentes e líder em mortalidade no mundo.

“Os miRNAs constituem um tipo de molécula de RNA que atua na regulação de mais de 50% dos genes humanos e têm sido indicados como importantes biomarcadores em diferentes tipos de tumores. Por meio da geração de dados em amostras de tumores pulmonares, identificamos alterações em um conjunto específico de miRNAs com função em processos importantes de tumorigênese, como crescimento e proliferação celular, invasão e metástase”, explica Cristiano. “Esse estudo contribui para o melhor entendimento da biologia tumoral, sendo que os resultados têm potencial aplicação clínica, pois os miRNAs identificados podem representar biomarcadores prognósticos em carcinoma pulmonar”, complementa.

De acordo com a Capes, o projeto desenvolvido pelos pesquisadores da FMB “será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”.

A entrega dos prêmios será realizada em Brasília no dia 7 de dezembro, às 17 horas, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Durante o evento, os outorgados com menção honrosa serão destacados.