Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial em Botucatu começa no próximo dia 22

Em Botucatu, estima-se que 21,4% da população acima dos 18 anos (21.274 pessoas), sejam hipertensas. Desde 2011, o Município conta com a Lei nº 5.300, que instituiu a “Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá atividades diversas no período de 22 a 27 de abril, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do controle e tratamento adequado da Hipertensão Arterial.

A Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial de Botucatu busca também alertar para os riscos desta patologia e também para o diagnóstico precoce, não só da hipertensão, mas também de todas as doenças cardiovasculares. Durante toda a semana, as Unidades de Saúde e Serviços desenvolverão o tema em todas as atividades e grupos com os usuários.

No dia 22, às 20 horas, a Câmara dos Vereadores sediará uma palestra sobre o tema, na Tribuna Livre, com o Dr. Daniéliso Fusco, médico cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.

Nos dias 26 e 27, sábado e domingo, um estande será montado no Shopping Botucatu, das 10 às 22 horas, com a presença de profissionais de saúde e alunos, prestando informações, esclarecendo dúvidas e também realizando a aferição da pressão arterial, teste para verificação da glicemia (diagnóstico do Diabetes), peso, altura, IMC e orientações sobre o uso de medicação. Toda a população é convidada para participar das atividades.

São parceiros da Prefeitura nesta Semana a OSS Pirangi, Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (LCB -Liga do Coração, LIRHA- Liga da Hipertensão e Liga do Rim), Instituto de Biociências da Unesp (Curso de Nutrição), Faculdade Marechal Rondon (Curso de Enfermagem e Farmácia), Faculdade Galileu (Curso de Enfermagem), ABAH (Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso) e Shopping Botucatu.