Saúde realiza campanha Fique Sabendo neste sábado, 02

 

A Secretaria de Saúde de Botucatu, por meio do Programa Municipal DST/AIDS, em parceria com a Fundação UNI, aderiu mais uma vez a Campanha Fique Sabendo e oferecerá à população testes gratuitos de HIV e sífilis em uma ação na Praça do Bosque, neste sábado, 02, das 9 às 13 horas.

Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da Aids no Estado. A testagem é a porta de entrada para ações de prevenção, tratamento e cuidado.

No estado de São Paulo, o índice de diagnóstico precoce do HIV/Aids melhorou, mas ainda há muitas pessoas que não têm acesso aos testes. Além da Campanha Fique Sabendo, vinte Unidades de Saúde de Botucatu, além do Espaço Saúde ao lado do SAMU192, executam o teste rápido de HIV e sífilis e oferecem suporte, tratamento e acompanhamento, se necessário. Tudo de forma gratuita e sigilosa.

Quem deve fazer o teste?

– Quem teve ou tem relação sexual e nunca fez o teste;

– Se você teve, ou acha que teve uma infecção sexualmente transmissível (IST);

– Se você faz uso de drogas e/ou álcool;

– Se você está grávida;

– Ou se simplesmente gostaria de fazer, para se cuidar.

Dezembro Vermelho

A Campanha Fique Sabendo está em sua 10ª edição. A ação é uma iniciativa do Programa Estadual de DST/AIDS do Estado de São Paulo para testagem gratuita do HIV e da sífilis. A mobilização estadual é realizada sempre em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Neste ano, um decreto de lei do Presidente Michel Temer, sancionado em 08 de novembro, instituiu o Dezembro Vermelho como o mês de prevenção ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto prevê a iluminação de prédios públicos com luz vermelha, a realização de palestras e atividades educativas, a veiculação de campanhas na mídia e a promoção de eventos para alertar a população sobre os riscos de se contrair essas doenças, além de atividades relacionadas às demais sexualmente transmissíveis.

HIV e Sífilis

O HIV é o vírus que causa a Aids, doença que afeta o sistema imunológico. Na maioria dos casos, os sintomas demoram a aparecer e o paciente não sabe que está doente. A Aids não tem cura, mas tratamento, que possibilita ao paciente uma melhor qualidade de vida.

Já a sífilis é uma doença que tem tratamento e cura, desde que o paciente siga corretamente as orientações dos profissionais de saúde. O tratamento é bem criterioso e o acompanhamento pode durar até dois anos.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 7
(14) 3811-1100

Programa Municipal DST/Aids

Telefone: 3811-1125