Dengue é preocupação durante o Carnaval em Botucatu; siga orientações

Neste ano de 2019, Botucatu já teve a confirmação de 5 casos de dengue, sendo 1 autóctone e 4 importados. Por conta da grande movimentação de pessoas entre municípios do Estado durante as festividades do Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para medidas que podem oferecer maior proteção à população.

Para quem vai viajar ainda e deixará a casa fechada, a orientação é não dar oportunidade para o vetor se proliferar. Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas; remover do ambiente todo material que possa acumular água (garrafas pet, latas e pneus) e fazer a manutenção das calhas para um bom escoamento de água.

Outra recomendação importante é que se ao voltar de viagem, houver a manifestação de sintomas como febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor muscular, dores nas articulações, cansaço ou indisposição, procurar atendimento médico para uma avaliação e possível notificação de caso suspeito de dengue, que desencadeará todas as ações para evitar a transmissão desta doença.

“Quando um paciente procura atendimento médico, na rede pública ou privada de saúde, apresentando sintomas característicos de dengue, o caso é notificado como suspeito e, antes mesmo de ser confirmado ou descartado por exame laboratorial, a Vigilância Ambiental em Saúde realiza várias ações para quebrar o ciclo de transmissão da doença. Até o momento, não foram detectados casos novos que possam ser associados aos já confirmados”, afirma Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.

No Estado de São Paulo há algumas regiões onde o vírus da dengue está circulando e causando preocupação aos sistemas de saúde. Na região de Araçatuba, municípios como Andradina, Bilac, Birigui, Castilho, Guaraçaí, Ilha Solteira, Pereira Barreto e Suzanópolis, já confirmaram centenas de casos da doença. As regiões de Araraquara, São José do Rio Preto, Jales e Barretos também vêm realizando um enfrentamento aos casos de dengue. Próximo a Botucatu, ganham destaque as cidades de Bauru (que já confirmou mais de 3500 casos de dengue) e Agudos (mais de 300 casos).