Projeto da Unesp ensina higiene de alimentos em escolas de Botucatu

Um projeto de extensão universitária começou a ser implantando nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Botucatu. Trata-se de “Educação sanitária com foco na segurança de alimentos: uma abordagem para crianças” sob coordenação do professor Juliano Gonçalves Pereira e do Grupo de Estudos em Inspeção e Segurança Alimentar (Geisa) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu.

O objetivo do projeto é instruir crianças matriculadas no Ensino Fundamental I da rede de educação de Botucatu sobre conceitos básicos de microbiologia de alimentos, higiene pessoal e manipulação adequada de alimentos no ambiente doméstico.

Como atividades, os alunos assistem uma palestra e depois brincam numa gincana organizada e monitorada pelos acadêmicos da Unesp. Ao término, recebem um certificado de participação e uma cartilha com informações e jogos com enfoque nos assuntos abordados na palestra e gincana.

A primeira escola a ser visitada foi a EMEF Escritor Francisco Ferrari Marins no Distrito de Rubião Jr. Na visita, realizada entre os dias 11 e 14 de novembro, o projeto foi aplicado para todas as turmas matriculadas nos períodos da manhã e tarde, totalizando quase 500 alunos.

Nesta semana de aplicação do projeto, além da presença do professor coordenador e da equipe do Geisa, as atividades contaram com o apoio de acadêmicos de graduação dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da FMVZ/Unesp e alunos de Residência em Medicina Veterinária, Mestrado em Medicina Veterinária e estagiários do Laboratório de Inspeção Sanitária de Alimentos.