Prédio dos antigos Blocos de Ambulatórios do HCFMB é oficialmente devolvido ao IB

Cerimônia contou com a presença dos diretores das 4 unidades da Unesp em Botucatu. Local pode abrigar, no futuro, um Espaço da Ciência.

Após 42 anos de uma rica história de assistência à saúde e formação de novos médicos, foi oficialmente transferida de volta ao Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp (IB), a responsabilidade pelos antigos Blocos dos Ambulatórios. A estrutura, nas últimas décadas, foi utilizada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Os atendimentos agora serão realizados em um novo prédio recentemente inaugurado.

Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira, 28, no Espaço IB Eventos, o diretor do IB/Unesp, professor César Martins, recebeu simbolicamente das mãos do superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, a chave dos antigos Blocos. Em seu discurso durante a solenidade, o diretor do IB anunciou que a instituição tem como projeto utilizar o espaço para a instalação de um Espaço da Ciência.

“Seria um espaço de interação com a comunidade, aberto a visitação para contato com o material científico. Que as escolas públicas possam enviar seus alunos e também que fosse um local à disposição da população atendida pelo HCFMB”, colocou.

Professor César declarou que apesar de os prédios dos ambulatórios terem se desgastado com o passar do tempo, a parceria entre o HCFMB e o IB gradativamente se fortaleceu. “O HC tem sua relevância acadêmica e social que é incontestável. Juntos, construímos uma história de erros e acertos, mas de muito crescimento e interação. Aqui ensinamos e aqui transmitimos conhecimento. O Hospital das Clínicas representa muito bem esse nosso papel”, declarou.

Dr. André Balbi, diretor do HCFMB, superintendente do HCFMB, observou, em sua fala, sobre as importâncias das parcerias. “Trabalhamos mais e vivemos melhor quando somos e temos parceiros. Com a recente inauguração do novo prédio de ambulatórios, coube a mim, representando o HC, devolver os antigos blocos de ambulatórios ao seu verdadeiro dono”, disse. “Nos blocos aprendemos a ser médicos. Lá trabalharam centenas de docentes e também servidores, ensinando e atendendo por anos a fio. Os anos e as gerações passam, mas as parcerias fortes permanecem”, salientou.

Também estiveram presentes o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu/Unesp (FMVZ) e presidente do Administração Geral do Câmpus, professor Celso Antonio Rodrigues; o professor Pasqual Barretti, diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB); professor Carlos Frederico Wilcken, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu/Unesp (FCA) e o professor Valdir Gonzales Paixão Junior, secretário Municipal de Educação, que representou o prefeito de Botucatu, Mário Pardini.

Ao final da cerimônia, foram feitas homenagens aos professores eméritos da FMB/Unesp, José Carlos Souza Trindade, Eder Trezza e Maria José Bauab, que foi chefe do Departamento de Zoologia da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu.