Pacientes pós-AVC participam de atividade de automaquiagem no HC de Botucatu

Na última terça-feira, 29, em comemoração ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), pacientes em acompanhamento ambulatorial passaram por uma manhã de cuidados e de resgate da autoestima no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), aprendendo dicas de automaquiagem.

A atividade foi promovida pelo Serviço de Fonoaudiologia, pela Seção Técnica de Serviço Social e pelo Ambulatório de AVC do HCFMB, contando com os parceiros Charme Cosméticos, Studio Marcelo Siqueira e Panificadora Pessin.

Autoestima

Segundo Maria Gabriela Cavalheiro, fonoaudióloga do HCFMB e responsável pelos pacientes pós-AVC com dificuldades em comunicação, a ideia surgiu a partir da recepção de muitas mulheres com menos de 60 anos de idade que tiveram a doença e conseguiram se recuperar bem, mas apresentaram dificuldades em resgatar a autoestima.

“Quando vamos reabilitar a comunicação, levamos em conta todos os domínios cognitivos, não somente a linguagem, porém também o autocuidado. A maquiagem é importante porque faz com que a mulher tenha mais vontade de participar da vida social e mostra que a vida continua depois do AVC. Espero que aconteçam mais iniciativas como esta e agradecemos a todos os parceiros pelo apoio”, comemora.

O foco das dicas foi a maquiagem que pode ser feita no dia a dia, de forma suave para ressaltar a beleza natural das pacientes. “Abraçamos a causa pela consideração que temos pelo ser humano, pois, independentemente dos problemas e desafios que temos na vida, é muito importante termos a autoestima elevada. Estamos sempre à disposição para oferecer esse carinho às mulheres”, enfatiza o cabeleireiro Marcelo Siqueira.