Pacientes do HC de Botucatu participam de programa de leitura

Para melhorar a vida de quem está internado e tornar o período no hospital menos desgastante, os alunos da Unesp levaram o projeto de extensão Biblioteca sobre Rodas para o Hospital das Clínicas de Botucatu.

A acompanhante Inês da Silva conta que por ter que ficar ao lado do marido, às vezes não tem com quem conversar. “Achei a iniciativa ótima. Ajuda bastante a gente e também na recuperação do paciente”, diz.

Já a paciente Eudes Bandelli fala que pela sua idade não pode ter acompanhante e acaba ficando muito sozinha. “A visita dos alunos é muito boa, assim tenho alguém para conversar e o tempo passa mais rápido”, afirma.

A iniciativa foi criada há 12 anos pelos alunos de Medicina, responsáveis por arrecadar os livros, revistas e gibis distribuídos no hospital, duas vezes por semana.

Para a aluna Aline Campos, que participa do projeto há três anos, a forma como ela via a relação com o paciente mudou. “Eu realmente percebi que ajuda bastante para olharmos para a pessoa e não apenas para a doença que ela tem”, explica.

O projeto tem o objetivo de tornar o tempo no hospital mais confortável para os pacientes. “Uma recordação positiva daquele momento negativo. Ele vai poder sorrir de algum momento que ele viveu no hospital”, finaliza a professora da Unesp, Adriana do Valle.

Fonte: Portal Governo de SP