Moradores de Botucatu recebem novamente kit medicamento após vacinação

Medicação distribuída em Botucatu nos pontos de vacinação

Foto Acontece Botucatu

Os moradores de Botucatu imunizados neste domingo, dia 08, estão recebendo um kit medicamento após a vacinação. A estratégia se repete, pois, foi desenvolvida no dia 16 de maio na primeira dose

O kit serve para minimizar possíveis efeitos colaterais da vacina Oxford/AstraZeneca. São oferecidos comprimidos de paracetamol.

No Brasil, entre os milhares de pessoas que se imunizaram contra covid-19 até aqui, houve uma incidência baixa de reações às doses. Na primeira dose em massa houve vários registros de reações que iam de febre a dor de cabeça.

De acordo com especialistas em saúde pública, a vacina mexe com o sistema imunológico e isso pode trazer vários efeitos colaterais. No entanto, as chances de complicações são pequenas, e não afeta a eficácia dos imunizantes.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), entre as reações comuns da vacina de Oxford/Astrazeneca estão sensibilidade, dor, sensação de calor, coceira, cansaço, dor de cabeça, enjoo, dores musculares e nas articulações, diarreia e sintomas semelhantes aos de um resfriado, como dor de garganta, coriza e tosse.