Ministério da Saúde libera R$ 193 mil para a Upeclin da FMB

A equipe da Unidade de Pesquisa Clínica (Upeclin) da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) participou de uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília (DF), no dia 12 de setembro de 2018, com a coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), em que foram apresentados o histórico, evolução, desenvolvimento, parcerias, perspectivas de recursos para equipar a área ampliada e comemoração de dez anos da própria Upeclin em 2019.

Participaram do encontro na oportunidade, representando a Unidade, o professor Rodrigo Bazan (coordenador), Ana Paola Piloto de Oliveira (gerente administrativa), Natália Bronzatto Medolago (gerente de projetos) e Marcia Tonin Rigotto Carneiro (assistente de direção).

Durante a reunião, a coordenação do DECIT lembrou a importância da Upeclin para a Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) e demonstrou interesse em viabilizar as solicitações. Porém, apenas no dia 18 de outubro o Departamento sinalizou favoravelmente para o projeto. Após análise do Ministério, o plano para equipar a área de ampliação da unidade foi aprovado e o contrato foi assinado com a Universidade no dia 11 de janeiro de 2019.

Com objetivo de viabilizar o repasse dos recursos financeiros, conforme previsto no art. 41, da Portaria Interministerial nº 424/2016, iniciou-se o registro do processo licitatório no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV), referente ao valor da parcela única, com vistas a análise técnica e aceite do processo licitatório pelo Fundo Nacional de Saúde.

“Estamos em contato com a Seção de Convênios (SECON) do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde de São Paulo (NEMS/SP) para concluir as solicitações feitas pelo DECIT”, afirma a coordenação da Upeclin.

A Upeclin foi inaugurada em 2009, com apoio da FINEP – com uma área física de 572,15 m2.  Em 2018, foi concluída a ampliação de 527,93 m2, com investimentos da UNESP, FAMESP e FMB.