Hospital das Clínicas diz em nota que deixará de contabilizar casos suspeitos de coronavírus em Botucatu

Foto Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu divulgou neste domingo, 22, mais um boletim sobre o coronavírus. A autarquia mantém a posição de dois pacientes internados com suspeita do covid-19.

Até a manhã de hoje Botucatu monitorava 35 casos suspeitos, incluindo os dois pacientes internados, ainda aguardando a confirmação da Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Adolfo Lutz. O trâmite, via estado, vem sendo duramente criticado pela demora excessiva na confirmação ou não dos casos.

Segundo o HCFMB, por determinação do Governo de São Paulo a partir de agora haverá coleta de exames laboratoriais confirmatórios de COVID-19 apenas nas em Casos Graves (Insuficiência Respiratória) e Síndrome Gripal em Profissionais de Saúde, deixando desta forma de contabilizar casos suspeitos.

Confira a nota do Hospital

“O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), autarquia do Estado de São Paulo e reconhecido como hospital referência para casos graves de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, vem a público informar as atualizações de domingo, 22 de março:

– No dia de hoje, o HC mantém os dois pacientes internados como divulgado ontem, sem mudança de seus quadros clínicos. Não há novas internações com suspeita de COVID positivos.

– Por determinação do Governo de São Paulo (Resolução SS- 28 de 17/03/2020), haverá coleta de exames laboratoriais confirmatórios de COVID-19 (swab RT-PCT) apenas nas seguintes situações:

  1. Casos Graves (Insuficiência Respiratória)
  2. Síndrome Gripal em Profissionais de Saúde

Desta forma, deixaremos de contabilizar casos suspeitos.

– Não há falta de equipamentos de segurança para os servidores da saúde no HCFMB, embora seu uso tenha que ser racional. Doações de máscaras, aventais, álcool gel, entre outros, são bem vindas, mas é importante destacar que o HCFMB não solicita valores em dinheiro para nenhum tipo de compra de material.

O HCFMB reitera que está preparado para atuar na luta contra esta epidemia e conta com uma equipe grande engajada neste trabalho”, diz a nota.

Ainda neste domingo a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, deverá divulgar mais um boletim. Desde este sábado que os comunicados passaram a ser em formato de vídeo.