Hemocentro do HCFMB comemora 35 anos

 

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), juntamente com o Hemocentro de Botucatu realizaram no último 27 de novembro o encerramento das comemorações do Dia Mundial do Doador de Sangue. As ações homenagearam também os 35 anos do Hemocentro.

Para celebrar a data, o Hemocentro preparou uma semana de atividades, como um ato ecumênico, homenagens aos doadores de sangue na Câmara Municipal de Botucatu e apresentações musicais na praça do doador de sangue do HCFMB.

Participaram da sessão de encerramento da semana comemorativa o gerente das unidades especiais do HCFMB Prof. Dr. Raul Lopes Ruiz Junior, representando o superintendente Dr. André Balbi; a vice-diretora da FMB/Unesp, Prof. Adj. Dra. Maria Cristina Pereira Lima; o vice-diretor presidente da Famesp, Prof. Dr. Trajano Sardenberg; o diretor administrativo do Hemocentro do HCFMB, Silvio Luis Neves; e o diretor médico do Hemocentro, Dr. Thiago Herbst.

Estavam presentes também o Prof. Emérito Paulo Eduardo de Abreu Machado, o Prof. Dr. Jose Mauro Zanini e o Prof. Dr. Odair Carlito Michelin, docentes que contribuíram para o desenvolvimento do Hemocentro de Botucatu durante os períodos em que atuaram como diretores. Os professores receberam merecidas homenagens durante a sessão de encerramento das comemorações.

Dra. Maria Cristina e Dr. Trajano abriram a solenidade destacando a qualidade e credibilidade do trabalho do Hemocentro durante todos esses anos. Silvio Neves comentou sobre o evento. “O doador não doa uma simples bolsa. Ele doa esperança, doa vida. O valor dessa atitude é muito grande. O Hemocentro completa 35 anos atendendo com excelência, graças aos nossos doadores”, afirmou.

Dr. Thiago Herbst completou agradecendo aos doadores que dedicam instantes da sua vida nesse ato de amor. “O Hemocentro só exerce esse papel fundamental dentro do HC com a ajuda dos nossos doadores. Esse é um momento de agradecimento a essa atitude voluntária tão bonita, que nos faz crescer cada vez mais”, disse.

Durante o evento, os presentes assistiram em primeira mão a animação da criação do novo logo do Hemocentro, desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB, que representa não só a identidade do setor, mas os objetivos e motivações da área.

O casal Andreia Cristiane Piva e Sandro Freitas Machado, pais de Miguel Piva Machado, paciente do Hospital, deram seu depoimento sobre as doações feitas à criança durante seu período de internação. A paciente Laurinda Aparecida Costa também contou sua experiência, quando precisou receber bolsas de sangue.

O pequeno Miguel Piva Machado entregou uma homenagem ao senhor Antonio Santos Albano, doador com maior numero de doações realizadas no Hemocentro. Já o Prof. Dr. Odair Carlito Michelin entregou uma homenagem a doadora com o maior numero de doações de plaquetas, a servidora Adriana Viriato Godoy. Outros doadores também participaram das homenagens.

O coral infanto juvenil do Colégio Santa Marcelina, sob a regência do Prof. José Alberto Corulli encerrou a solenidade com uma belíssima apresentação.

“Todos os dias são dia do doador de sangue. Sem eles, nada acontece. Nada seria possível. A história de qualidade de ensino, pesquisa e assistência do Hemocentro do HCFMB foi feita por todos vocês. Obrigado”, finalizou Dr. Raul Ruiz.