HCFMB inicia Semana do Doador de Sangue com música e homenagens

No último domingo, 25, foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para lembrar esta importante data, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), juntamente com o Hemocentro de Botucatu, iniciaram na segunda-feira, 26, as comemorações da Semana do Doador de Sangue, com uma solenidade no Salão Nobre da FMB.

Estiveram presentes na mesa de abertura o chefe de gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; o vice-diretor no exercício da presidência da Famesp, Prof. Dr. Trajano Sardenberg e o diretor médico do Hemocentro de Botucatu, Dr. Thiago Herbst.

Em sua fala, Dr. Thiago destacou a grande estrutura que o Hemocentro possui e as suas principais atividades, enfatizando que tudo começa com a doação de sangue. “Os doadores são muito importantes para que o Serviço de Hematologia funcione em todo o Brasil, pois doam o seu tempo e a sua boa vontade para colaborar com a gente. Nada mais justo do que dedicar uma semana de homenagens a todos eles”, afirmou.

Dr. Trajano pontuou a participação da Famesp na gestão do Hemocentro, fornecendo suporte e apoio. “É muito gratificante trabalhar numa instituição com uma unidade do Hemocentro. O Brasil fez uma revolução no que se refere ao sangue nos anos de 1980 pela alta capacidade técnica dos profissionais e pela aposta na doação voluntária de sangue. O Hemocentro de Botucatu consegue superar as dificuldades e passar muita confiança a quem doa”, disse.

Já o chefe de gabinete do HCFMB Dr. José Carlos Trindade agradeceu a equipe do Hemocentro pelo trabalho desempenhado e às associações parceiras pelo esforço na conscientização sobre a importância da doação de sangue. “Os doadores são o maior motivo de estarmos aqui, pois este é um ato de desprendimento e de generosidade, de doar uma parte do que é seu para alguém que você não conhece. Vocês mostram que vale a pena acreditar no ser humano”, concluiu.

No evento, foram homenageados doadores com maior numero de doações realizadas durante o ano de 2018, em várias categorias: Evelyn Luane Antunes Alonso (menor de 18 anos), José Francisco Soler (tipo sanguíneo O negativo), Talita Sartori Silveira Garcia (sexo feminino, representada pela coordenadora de captação de doadores de sangue do Hemocentro, Luciane Interdonato) e Jhonatan Willian Moreira dos Santos (sexo masculino).

A responsável pelo Laboratório de Engenharia Celular do Hemocentro e professora da FMB, Dr.ª Elenice Deffune, realizou uma homenagem ao ex-diretor da FMB e ex-diretor científico do Hemocentro do HCFMB Dr. Paulo Eduardo de Abreu Machado, falecido no último mês de agosto, mostrando a sua inestimável contribuição para a saúde e para a cidade de Botucatu. ”Talvez o Dr. Paulo não tenha conhecido cada um dos doadores de sangue, mas ele sempre admirou a galhardia deste gesto de amor e, assim, lutou e se doou por três décadas em prol deles”, enfatizou.

Para encerrar a tarde, o Coral Municipal “Cidade de Botucatu”, sob a regência da maestrina Márcia Furrier Guedelha Blasi, apresentou um repertório de canções populares, encantando o público presente.

A programação da Semana do Doador de Sangue no HCFMB continua até a próxima quinta-feira, 29, com diversas apresentações musicais:

– 27/11: dueto de flautas com Dr. Newton Okama e James Brambilla Jr., às 10h, na Praça do Doador de Sangue – Hemocentro;

– 28/11: Cia. de Dança Prof. Fábio, às 11h30, e Studio de Dança Cynthia Denadai às 13h, ambos no Boulevard do HC;

– 29/11: Coral Canto e Encanto da FMB, na Praça do Doador de Sangue – Hemocentro.

Assista clicando aqui ao vídeo comemorativo produzido pelo Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HC, em que alguns pacientes que receberam doações transmitiram a sua gratidão aos doadores de sangue por meio de cartas.

Maíra Masiero – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB