HCFMB e FMB/Unesp participam de Campanha do Dia Mundial do Rim 2024

Saúde
HCFMB e FMB/Unesp participam de Campanha do Dia Mundial do Rim 2024 06 março 2024

No dia 14 de março é celebrado o Dia Mundial do Rim. Neste ano, o tema da campanha é Saúde dos Rins e Exame da Creatinina para todos. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp) participam da iniciativa com algumas ações de conscientização.

No próprio dia 14, das 10h às 13h, profissionais de saúde das Instituições estarão na Praça do Bosque e no prédio dos Ambulatórios do HCFMB com o objetivo de informar, acolher e esclarecer a população sobre as doenças renais, realizar medidas de pressão arterial e entregar folhetos explicativos com orientações sobre prevenção de doenças renais.

No dia 16 de março, das 14h às 18h, a mesma ação será realizada no Shopping Park Botucatu.  A iniciativa tem apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Botucatu.

Já no dia 21 de março, funcionários do prédio da Prefeitura de Botucatu receberão orientações sobre a saúde renal e terão acesso a aferição de pressão arterial e orientações sobre prevenção de doenças renais.

Para encerrar as atividades do mês de conscientização da saúde renal, no dia 27 de março será realizada uma ação com profissionais de saúde de Botucatu, na Sala da UNIBR, na Av. Paula Vieira, 624, Vila Jahu, para discutir os principais fatores de risco para doenças renais, a necessidade de solicitação de exames para diagnóstico e discussão de casos.

Além destas iniciativas, profissionais de saúde do HCFMB e FMB|Unesp deverão conceder entrevistas em diferentes veículos de comunicação de Botucatu para divulgar informações sobre a saúde renal.

Fatores de risco

A médica nefrologista do HCFMB, Drª Vanessa dos Santos Silva, lembra que a Campanha do Dia Mundial do Rim é fundamental especialmente para as pessoas que já apresentam comorbidades ou histórico pessoal e familiar de doença renal.

“Pessoas com hipertensão, diabetes, obesidade, histórico familiar de doença renal, histórico pessoal de doença cardiovascular ou circulatória, infecção urinária, litíase e idosos devem procurar os seus médicos na Unidade Básica de Saúde para realizar avaliação de creatinina e urina tipo 1, buscando o diagnóstico e melhor orientação em relação ao tratamento da doença renal”, pontua Drª. Vanessa.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento