HC divulga nota informando condutas em atendimentos após acidentes com escorpiões

Foto Info Escola

Nesta semana o Prefeito Mário Pardini decretou “Estado de Emergência” no combate aos escorpiões em Botucatu. O Decreto estabelece normas para se efetuar limpezas em terrenos ou residências que possam abrir os animais.

Após essa medida, diversos casos começaram a surgir em Botucatu. Foram notificados alguns acidentes, porém, não há registro de vítimas graves ou morte no município.

Diante dessas informações, o Hospital das Clínicas emitiu uma nota para informar a conduta do Hospital no atendimento desses casos. Confira.

“O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu informa que, devido aos recentes casos de aparecimento e picadas de escorpião, visto a preocupação da população, vem a público esclarecer algumas informações sobre as condutas tomadas pelo HCFMB nestes casos:

– Em caso de acidente escorpiônico, o paciente é encaminhado ao Pronto Socorro Adulto (PSA) do HCFMB. É importante destacar que os acidentes escorpiônicos podem ser classificados como leves, moderados ou graves, de acordo com os sintomas. A avaliação do paciente no PSA consiste em uma investigação detalhada do caso, já que nem todos os pacientes que sofrem picada de escorpião recebem a indicação do soro antiescorpiônico. Na maioria dos casos, a conduta indicada é analgesia e bloqueio anestésico, realizados no próprio PSA.

– Se houver indicação da aplicação do soro, o paciente é rapidamente encaminhado ao Pronto Socorro Referenciado (PSR) do HCFMB. Destacamos que os soros para animais peçonhentos devem ser aplicados no HCFMB, já que o paciente deve passar pelo procedimento em sala de emergência, por um médico infectologista especializado, além de acompanhamento multiprofissional. No HC, o soro está armazenado de forma adequada, em geladeiras especiais.

– É importante lembrar que nesta época do ano as picadas de escorpião tornam-se frequentes devido ao período de chuvas. Por mês, cerca de 10 casos de picada de escorpião são registrados no município”, completa a nota.