FMB/Unesp realizará o 1º Dia Vascular de Botucatu

 

No próximo dia 11 de novembro, a disciplina de Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu e com a apoio da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), realizarão no Espaço Saúde Cecília Magaldi o 1º Dia Vascular de Botucatu.

O evento contará com a participação de profissionais vasculares, residentes, acadêmicos e alunos ligados à disciplina de Cirurgia Vascular da FMB Unesp, além de profissionais da própria secretaria. O objetivo é prestar serviço gratuito à população, realizando exames e orientando individualmente cada paciente sobre doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento. Cartilhas com orientações serão distribuídas aos visitantes.

No local, os participantes poderão medir a pressão, realizar exames de glicemia e receber pré-atendimento dos profissionais da saúde. Haverá triagem das principais doenças arteriais e orientações quanto aos sinais e sintomas das doenças vasculares.

Os pacientes que apresentarem fatores de risco para desenvolvimento de doença aneurismática e carotídea, como: idade acima de 55 anos, hipertensão, diabetes, antecedentes familiares e dislipidemia serão encaminhados para a realização de exame ultrassom durante o evento, com intuito de identificar a presença das doenças. Em caso positivo, os pacientes darão continuidade ao acompanhamento no HC-UNESP.

A ação tem a missão de proporcionar, gratuitamente, triagem voltada para as patologias vasculares: aneurisma aórtico e doença carotídea na população com maior risco para desenvolvimento da doença, e orientar sobre formas de prevenção e tratamento dessas enfermidades circulatórias.