FMB/Unesp fará curso para atendimento de emergências com crianças

Curso gratuito de Suporte Básico de Vida da FMB acontecerá no estacionamento do Shopping Botucatu

No próximo dia 10 de outubro, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), através do Departamento de Pediatria, realizará mais uma etapa do treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV), projeto de extensão que capacita pessoas para atuação em casos emergenciais. O evento acontecerá das 9 às 17 horas, no estacionamento do Shopping Botucatu (Avenida Marginal Duzentos, 1050 – Vila Real).

Sob a coordenação da Prof.ª Drª Joelma Gonçalves Martin, docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Disciplina de Medicina Intensiva e Emergências Pediátricas, docentes e acadêmicos do 4º e 5º anos do curso de Medicina treinarão os participantes para aplicação adequada de protocolos de suporte à vida como desobstrução de vias aéreas por engasgo e ressuscitação cardiopulmonar (massagem cardíaca).

O público-alvo são cuidadores são pais e cuidadores de crianças, como babás, professores, instrutores, monitores, recreacionistas, entre outros profissionais. Mas qualquer pessoa interessada pode se inscrever para o treinamento.

“É importante que em locais onde tenhamos crianças brincando, estudando ou sendo observadas, que haja pelo menos uma pessoa com habilitação para realização dessas manobras que são simples, mas podem mudar o prognóstico ou a qualidade de vida da criança que venha a sofrer um acidente”, adverte Drª. Joelma.

Entre as emergências mais comuns atendidas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estão os casos de engasgo e de parada cardiorrespiratória, que pode acontecer por diversas fatalidades como quedas de altura elevada, afogamentos em piscinas ou em baldes, acidentes automobilísticos e até mesmo grandes queimaduras.

“Em qualquer uma dessas situações a criança pode sofrer uma parada cardíaca e as manobras auxiliam na tentativa de reverter essa situação tão drástica”, completa a médica.

O evento será realizado obedecendo todas as regras de segurança sanitária para prevenção a COVID-19. A duração será de 25 minutos com possibilidade de atender até sete pessoas simultamente. A cada rodada será feita a higienização de todos os materiais utilizados no treinamento. Os interessados devem fazer a inscrição de forma antecipada acessando o endereço https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp

Por assessoria FMB/Unesp