FMB desenvolve pesquisa sobre sexo entre mulheres

Saúde
FMB desenvolve pesquisa sobre sexo entre mulheres 25 maio 2015

Pesquisa desenvolvida pela professora Marli Teresinha Cassamassimo Duarte (foto), do Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), tem por objetivo conhecer aspectos relacionados à saúde sexual e reprodutiva de mulheres que fazem sexo com mulheres. O estudo pretende reconhecer necessidades de saúde e de acesso a serviços de saúde para oferecer subsídios para formulação de políticas públicas destinadas a este grupo e, dessa forma, contribuir com a efetivação de seus direitos.

Para atingir tal finalidade, as mulheres que participarem da pesquisa terão direito a realização de exame de papanicolau, HIV, sífilis, hepatites B e C, exame para detecção de HPV, gonorreia e outras doenças sexualmente transmissíveis, não ofertados na rede pública de saúde. Além disso, uma série de orientações importantes serão transmitidas para a preservação da saúde feminina. 

“Mulheres lésbicas e bissexuais sentem-se inibidas em procurar ajuda do ginecologista. Sem orientação adequada, algumas acham que só desenvolvem câncer de útero àquelas que têm relações heterossexuais, deixando de prestar atenção a um fator de aumento de risco para as mulheres que nunca tiveram uma gravidez, e ainda desconsiderando a necessidade de fazerem os exames e a prevenção de DST'S/AIDS”, destaca professora Marli.

A pesquisa garantirá sigilo de todas as participantes. Para conhecer e fazer parte da pesquisa entre em contato com um dos telefones: (14) 3811-1125; (14) 99602-8252 (vivo); (14) 98128-8121 (tim); (14) 991470880 (claro), ou pelo e-mail: [email protected].

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento