Certificados de Vacinação de botucatuenses passam a constar no ConecteSUS

Saúde
Certificados de Vacinação de botucatuenses passam a constar no ConecteSUS 25 outubro 2021

Quem se vacinou contra a Covid-19 em Botucatu já pode obter o chamado passaporte vacinal no aplicativo ConecteSUS. Os dados dos botucatuenses não constavam no sistema do Ministério da Saúde, o que gerou diversas reclamações.

Vale lembrar que Botucatu foi alvo de uma pesquisa de efetividade que envolveu a Fiocruz, Ministério da Saúde, Unesp, AstraZeneca, Universidade de Oxford e Prefeitura de Botucatu. Quase toda a população adulta até 60 anos recebeu duas doses do imunizante AstraZeneca.

Quem já completou o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) pode emitir o chamado “passaporte” ou certificado de vacinação no Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde.

O certificado do SUS pode, inclusive, ser usado em viagens internacionais, para onde já é permitida a entrada de brasileiros.

O Conecte SUS é um aplicativo gratuito do Ministério da Saúde. Ele mostra as informações gerais de cada cidadão, como a carteira de vacinação digital e o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o histórico de cada pessoa, ele pode ainda reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular”, além de registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.

Passo a passo para emissão do certificado de vacinação

Antes de tudo, tenha o aparelho celular nas mãos. Acesse a loja de aplicativos oficial de seu sistema operacional e então busque por “Conecte SUS”. Possivelmente, o primeiro aplicativo que aparecerá como disponível é o que deverá ser instalado. Siga o procedimento padrão do sistema e realize o download.

Para fazer login no aplicativo, é preciso estar cadastrado no sistema do governo federal. O processo de credenciamento é bastante simples, você só precisa informar um e-mail de uso comum ou o número de seu CPF. Isso pode ser feito diretamente na página do app, sem a necessidade de acesso a um outro site.

Após o login realizado, tenha em mente de que, para a emissão do certificado de vacinação contra covid-19, é preciso já ter tomado todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, pode ser que o sistema demore até 10 dias úteis após a data de vacinação para ser atualizado, deixando disponível todos os dados necessários para que a emissão seja concluída com sucesso.

De acordo com o que o Ministério da Saúde divulgou, os dados que o aplicativo disponibiliza são enviados pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Caso isso não seja feito de forma instantânea no ato da vacinação, é necessário solicitar à secretaria estadual ou municipal de saúde de sua cidade que enviem as informações sejam às competências específicas.

Se ainda assim você não conseguir encontrar as suas doses da vacina contra a covid-19 no aplicativo Conecte SUS, verifique o campo “Fale com o Conecte SUS” e escreva todos os detalhes do problema que está enfrentando.

Dentro do app, dois tipos de documentos distintos podem ser emitidos: o certificado específico da campanha de vacinação contra a covid-19 e a carteira de vacinação.

Automaticamente, o sistema emitirá o certificado em um QR Code, que poderá ser salvo em PDF nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Para isso, é preciso clicar sobre a bandeira do país representante das respectivas línguas.

Para acessar o segundo documento, basta ir novamente à aba “Vacinas”. Siga basicamente os mesmos passos e tenha sua carteira digital de imunização à sua disposição.

Com informações do G1 e Tecmundo

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