Campanha de vacinação contra gripe deverá ser prorrogada

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta segunda-feira, 27, que a Campanha da Vacinação contra a Gripe, inicialmente prevista para se encerrar no próximo dia 31, será prorrogada. O ministro não informou por quanto tempo a campanha permanecerá ativa.

A meta do Ministério da Saúde era vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4 milhões de pessoas, até o dia 31. No entanto, até esta segunda-feira, 42,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas. O número corresponde a 71,6% do público-alvo.

Botucatu

Em Botucatu o público alvo não foi atingido, mas até o momento não há uma informação oficial sobre prorrogar  campanha, embora isso ocorra todos os anos.

Até esta terça-feira, dia 28, o município tinha atingido 74,19% das pessoas presentes no público alvo, segundo pesquisa feita pelo Acontece Botucatu na página do Ministério da Saúde. Ao todo,  33.827 doses da vacina foram aplicadas em unidades de saúde da Cidade desde o início da Campanha, no dia 10 de abril.

Os dois grupos com menor participação na campanha são o de crianças de até 6 anos de idade, com 59.9% do grupo vacinados, e o grupo de gestantes, com 64,04% do público alvo vacinado.

Fazem parte do público alvo indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (prescrição médica obrigatória); professores das escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e Bombeiros, policiais e integrantes das Forças Armadas.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina. Em Botucatu todas as Unidades de Saúde estarão vacinando o público alvo da Campanha, em seus horários convencionais de atendimento.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 7.
Tel.: (14) 3811-1100
E-mail: saú[email protected]