Botucatu intensificará testes de Hepatite C durante o “Julho Amarelo”

Entre os dias 16 e 31 de julho, Botucatu realizará a campanha “Julho Amarelo”, que promove o teste para diagnóstico da Hepatite C em maiores de 40 anos. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação UNI, por meio do Programa Municipal DST/Aids, realizará uma série de ações voltadas para a prevenção, promoção e tratamento da doença.

A proposta do Programa para o “Julho Amarelo” visa também o aconselhamento para todos que, em casos positivos da doença, realizem exames complementares e tratamentos indicados.

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, foi instituído em 2010 pela Organização Mundial da Saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, 1 milhão de pessoas no Brasil, entre 15 e 69 anos, tiveram contato com o vírus da Hepatite C. Em Botucatu, desde 2016, 67 pessoas foram diagnosticadas com hepatite viral.

“Por ser uma doença de longa evolução e que geralmente não apresenta sintomas, as pessoas podem ter se contaminado no passado e não saberem que têm o vírus. A questão é que a infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso, é recomendado o teste para Hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de tratar precocemente”, orienta Thaís Espernega Santos, Coordenadora do Programa Municipal DST/Aids.

Para a realização do “Julho Amarelo”, o Programa Municipal DST/Aids contará com vários parceiros, como o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que realiza exames para Hepatites e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de aconselhamento todas as segundas e quartas-feiras das 17 horas às 20h30. O Centro de Testagem e Aconselhamento fica na rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores (CSE).

O Serviço de Ambulatório Especializado de Infectologia “Domingos Alves Meira” e o Ambulatório de Hepatites Virais da Unesp, importantes serviços de referência para tratamento e acompanhamento das hepatites virais, também realizarão ações de estímulo ao diagnóstico.

No dia 21 de julho, sábado, das 9 às 13 horas, na Praça do Bosque, serão realizados Teste Rápidos para Hepatite C para toda população, com o objetivo principalmente de facilitar o acesso ao diagnóstico de Hepatite C.

Confira as Unidades da Saúde que farão testes rápidos de Hepatite C:

– ESF Rubião Júnior – Rua Vicente Pimentel, 35

– ESF Santa Maria –  Rua Carlos de Rosa, 1480

– ESF Jardim Iolanda – Rua Lourenço Castanho, 2114

– ESF Jardim Peabiru – Rua Afonso Fernandes Martins, S/N

– ESF Vitoriana – Distrito de Vitoriana

– UBS Vila Jardim – Rua Antônio Amando de Barros, 723

– UBS CECAP – Praça Carlos Gomes, S/N

 

Mais informações:

 

Programa Municipal DST/Aids

Telefone: 3811-1125

E-mail: dstaids@botucatu.sp.gov.br