Após decreto do governador, é criado o Hospital das Clínicas de Bauru

O governador Márcio França assinou nessa sexta-feira (6) o decreto de criação do Hospital das Clínicas (HC) da USP/Bauru, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde. “Essa é uma grande conquista para Bauru. O HC é uma marca para todos nós. A estrutura do HC é uma referência em todos os lugares onde atua. Gostaríamos que o Brasil todo tivesse uma estrutura como essa”, destacou França.

O HC de Bauru servirá como hospital-escola para o curso de Medicina da USP. Durante o evento, também foi assinado o termo de cessão de uso das unidades 1 e 2 do Centrinho/USP. As unidades vão compor o complexo do HC de Bauru.

A previsão é que o hospital tenha cerca de 200 leitos quando atingir a capacidade plena, e atue como referência em atendimentos hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade, com ênfase em Cardiologia, Bucomaxilo, Saúde Auditiva e outras especialidades, além de amplo serviço diagnóstico. A assistência atualmente oferecida pelo Centrinho será mantida, com ampliação gradativa da assistência no novo hospital.

“O HC fortalecerá a assistência no SUS, bem como a educação e pesquisa, por meio do vínculo com o curso de Medicina”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago.

“Ganha a região de Bauru que, além de um hospital especializado em anomalias craniofaciais, também vai poder dispor de um Hospital das Clínicas de alta complexidade, para responder à demanda da comunidade local. Ganha o Estado, que recebe um edifício pronto, semimobiliado, com grande espaço disponível para utilização imediata. E ganha a Universidade, que consegue viabilizar seu terceiro curso de Medicina”, afirmou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

O superintendente do HRAC/Centrinho e coordenador do curso de Medicina de Bauru, José Sebastião dos Santos, explicou que “o Hospital será concebido considerando as necessidades da Universidade, mas principalmente as necessidades da população região de Bauru. Com 11 andares e 21 mil metros quadros de área construída, o HC fica no Câmpus da USP de Bauru.

Fonte: Jcnet