Aluno de Nutrição de Botucatu é 1º lugar no CIC Unesp

Pedro Rizzi estuda alterações no coração devido consumo de gorduras e açúcares

Pedro Henrique Rizzi Alves, aluno do quinto ano de Nutrição do Instituto de Biociências da Unesp Botucatu (IBB) foi o primeiro colocado na categoria Ciências da Vida dentro da 31ª edição do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Unesp. O evento, realizado nos dias 25 e 26 de novembro, na cidade de Sorocaba, reuniu 250 estudantes de graduação da Universidade.

O trabalho de Rizzi observou o “Remodelamento cardíaco em modelo de obesidade: correlação entre alterações ecocardiográficas, componentes da dieta ocidental e índice de adiposidade”. A Iniciação Científica teve início há três anos, no laboratório Redox da Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), com orientação da Profª Camila Renata Correa.

Segundo Rizzi, o objetivo da pesquisa foi de avaliar se o aumento de consumo de gorduras, açúcares e o acúmulo de gordura corporal, através dessa dieta ocidental, tem relação com alterações no coração.

“Os resultados apresentaram que o coração sofre mudanças importantes em sua estrutura e diminuição de sua função devido ao consumo aumentado de gorduras e carboidratos, assim como no acúmulo de gordura corporal. Este tipo de alimentação está associado a obesidade que, consequentemente, torna um fator de risco para doenças cardíacas”, argumenta.

“Esse prêmio foi o fechamento de todo o processo, gratificando os anos dedicados e as pessoas do laboratório Redox que me ajudaram a criar meu espírito de pesquisa. Ainda mais lembrar o quão importante é uma IC, ainda mais aos graduandos em Nutrição, que temos tempo de sobra para aproveitar a faculdade não só com estágio, mas com pesquisa”, complementa.

Além do certificado, o aluno do IBB foi premiado com um tablet e uma bolsa de mestrado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG). O Congresso de Iniciação Científica busca selecionar e premiar os melhores trabalhos científicos desenvolvidos entre orientadores unespianos e alunos de quaisquer instituições. Sejam eles de graduação ou Ensino Médio.