Zoológico de Bauru completa 37 anos e vai receber novos animais

 

Foto: Fernando Savioli / TV TEM

Inaugurado em 24 de agosto de 1980, o Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP) completa nesta quinta-feira (24) 37 anos e como comemoração o local vai receber novos animais em breve.

“Para comemorar mais este aniversário, está sendo construído um recinto de 380m² de área livre e 120m² de área de visitação, para o casal de Cangurus que o Zoo receberá através de parceria com o Aquário de São Paulo. A previsão da diretoria do Zoo era entregar o recinto nesta quinta-feira, no entanto, entraves burocráticos adiaram a entrega”, informa o diretor do Zoo, Luiz Pires.

Ainda segundo o diretor, em respeito à morte do biólogo Gérson Rodrigues, que foi assassinado em abril deste ano, nenhuma comemoração festiva será realizada este ano. “Este ano o Zoo sofreu uma grande perda com a morte do biólogo Gérson Rodrigues, que era muito querido pelos funcionários e visitantes, e por este motivo não vamos fazer nenhuma comemoração”, explicou Luiz Pires.

Estrutura

Hoje, com cerca de 880 animais de mais de 237 espécies diferentes, entre mamíferos, aves, répteis e peixes, recebe por ano uma média de 210 mil visitantes.

Reconhecido nacionalmente não só pelo sucesso reprodutivo de diversas espécies brasileiras já consideradas em extinção como o Sauim de Coleira, o Mico Leão Dourado e a Ararajuba, além de espécies vindas de outros continentes, como é o caso do macaco Mandril, da África, tem também como destaque os trabalhos na área de Educação Ambiental.

Um dos exemplos são os cursos de férias, desenvolvidos no Centro de Educação Ambiental “Horácio Frederico Pyles”, que oferecem uma alternativa de lazer educativo para as crianças, com o objetivo de procurar despertar o mais cedo possível a consciência ecológica nos jovens, de modo a prepará-los ecologicamente, para o mundo que irão enfrentar.

O Zoológico Municipal está aberto todos os dias da semana, das 8h às 16h, sendo que aos finais de semana e feriados permanece aberto até às 17h. O ingresso custa R$ 4,00. Maiores de 60 anos pagam R$ 2,00 e menores de cinco anos têm entrada gratuita.

Durante a semana também é oferecida entrada gratuita para as excursões escolares pré-agendadas pelo telefone 3203-5229. O Zoo fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros Km 232, no final da Av. Nações Unidas.

Fonte: Portal G1