São Manuel fará lançamento do selo comemorativo aos 70 anos da festa de Corpus Christi

A Diretoria de Turismo de São Manuel fará nesta terça-feira, dia 15, o lançamento do selo comemorativo aos 70 anos da festa de Corpus Christi. O evento será sediado no Teatro Municipal de São Manuel “Dr. Alberto Pampado” e terá início às 20h.

No início do ano a Diretoria de Turismo anunciou que o atual percurso foi mantido devido à baixa adesão de equipes para confecção de tapetes e passadeiras nas ruas. A procissão, considerada a mais traciona da região, será realizada no dia 31 de maio.

Foi acordado entre Prefeitura e as Paróquias que os desenhos seriam reproduções de livre escolha em detrimento daqueles que foram executados ao longo dos 70 anos da festa, principalmente, por se tratar de uma edição comemorativa em 2018.

Tradição nacional

Uma das festas mais tradicionais do catolicismo, o Corpus Christi não é celebrado em um dia específico. Tradicionalmente o Corpus Christi acontece na primeira quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade ou 60 dias após o domingo de Páscoa.

No Brasil o dia de Corpus Christi é marcado pela confecção de tapetes em diversas cidades do país pelas ruas onde passa a procissão de Corpus Christi. Tapetes feitos de serragem colorida, areia, farinha entre outros materiais trazem temas cristãos, bíblicos e retratam especialmente a Eucaristia.